O presidente da liga espanhola de futebol, José Luís Astiazarán, admitiu hoje, em Lisboa, a possibilidade de no futuro debater a criação um torneio ou uma taça Ibérica.

«Convivemos no mesmo espaço, separados por uma fronteira. No futuro podemos sentar-nos e debater a realização de um torneio de verão ou de uma taça ibérica, como um primeiro passo para fazermos coisas em comum», afirmou, à margem do II Forum «Responsabilidade Social do Futebol Profissional».

O presidente da liga espanhola considerou que a eventual realização de um torneio «será um primeiro passo» para Portugal e Espanha fazerem «coisas em comum», mas não quis comentar a criação de uma liga ibérica.

Astiazarán descartou ainda qualquer intervenção do organismo na escolha de melhor treinador e jogador da liga espanhola, prémios para os quais os portugueses José Mourinho e Cristiano Ronaldo, ambos campeões pelo Real Madrid, não foram nomeados.

«A liga atribui prémios anuais nos quais votam os jogadores e os treinadores», disse Astiazarán, acrescentando: «não podemos, nem queremos, intervir nas escolhas. Foi competitivo».

Na época 2011/2012 a liga espanhola elegeu o antigo treinador do FC Barcelona Pep Guardiola, pelo segundo ano consecutivo, e Lionel Messi, como melhor jogador, pela terceira época seguida.

No II Forum «Responsabilidade Social do Futebol Profissional», que decorre em Lisboa, Astiazarán apresentou a experiência da Fundação da liga espanhola, que há 15 anos coordena a gestão das fundações do clubes.