A iniciativa da Comissão Europeia “Os ex-fumadores são imparáveis”, que decorreu em 27 países da UE durante os últimos dois anos, conta agora com o contributo do clube catalão, que vai defrontar o Benfica na quarta-feira, em jogo da sexta e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

Através da aplicação (FCB iCoach) e do sítio na Internet (quitsmokingwithbarca.eu), quem quiser deixar o tabaco pode receber orientação e apoio personalizados diretamente dos jogadores, treinadores e funcionários do FC Barcelona, numa ação que pretende chegar a mais de 140 milhões de fumadores.

Os quatro “capitães”, Carles Puyol, Andres Iniesta, Victor Valdes e Xavi, estão entre os conselheiros, juntamente com o presidente, Sandro Rosell, o treinador, Tito Villanova, e o ex-jogador Guillermo Amor, entre outros profissionais do clube.

Para receber estas as sugestões personalizadas, o fumador deve fazer um registo, preencher um breve questionário que vai determinar que orientação será necessária.

«No ‘Barça’ temos os melhores fãs do Mundo e queremos o melhor para eles. O nosso lema ‘Més que un club’ significa que estamos comprometidos com uma filosofia que deve ser evidente em tudo o que fazemos. Agimos sempre com consciência social, e outra forma de o demonstrarmos é estarmos ao lado da Comissão Europeia no lançamento da iniciativa ‘Deixe de fumar com o ‘Barça’’», afirmou Sandro Rosell, em conferência de imprensa.

O dirigente “culé” comparou a importância do lançamento da iniciativa à decisão de proibir o consumo de tabaco nas instalações do clube.

«Quando se regista no FCB iCoach, todo o clube irá apoiá-lo em todas as etapas do caminho que tem de percorrer para deixar os cigarros para sempre, através dos conhecimentos especializados das pessoas do clube. Queremos que todos os fumadores ponderem deixar de fumar. Se se comprometer a tentar, nós comprometemo-nos a estar ao seu lado ao longo de todo o seu percurso rumo a uma vida sem tabaco. Nunca houve melhor altura para deixar de fumar do que agora», frisou Rosell.

Igualmente presente na conferência, a diretora-geral da saúde e dos consumidores da Comissão Europeia, Paola Testori Coggi, afirmou que “quase 300.000 europeus estão atualmente a tentar deixar de fumar com o iCoach”

«Esperamos que a experiência, as ferramentas e as lições acumuladas com a nossa vasta experiência em iniciativas antitabaco, a par do estatuto do Barça, possam inspirar ainda mais pessoas a viver uma vida sem tabaco», acrescentou Coggi.

Para assinalar o lançamento da campanha, foram selecionados 11 adeptos do clube de vários países da Europa, entre os quais um português, que vão transportar a bandeira da campanha para o jogo de hoje do FC Barcelona com o Athletic Bilbau, da 14.ª jornada da Liga espanhola.

«Tem sido tão estimulante e inspirador participar nesta campanha. Adoro o ‘Barça’, por isso, é uma grande honra estar aqui hoje como embaixador desta campanha e do meu país. Sei que deixar de fumar é uma das coisas mais difíceis de fazer, tentei muitas vezes com pouco sucesso. Espero que desta vez seja para sempre. Ter o apoio dos meus heróis pode fazer toda a diferença para conseguir alcançar o meu sonho de uma vida sem tabaco», sublinhou João Mamede, o português selecionado para participar na ação.

Com a campanha “Deixe de fumar com o ‘Barça’”, o clube e a Comissão Europeia pretendem reduzir as 700.000 mortes anuais provocadas pelo tabaco, tentando encorajar e apoiar 28 milhões de fumadores, entre os 25 e os 34 anos, a abandonarem o hábito de fumar.