O apresentador do programa de televisão espanhol Punto Pelota, Josep Pedrerol, acusou a imprensa espanhola de xenofobia para com José Mourinho e Cristiano Ronaldo, frisando mesmo que o problema é serem portugueses.

O programa teve lugar depois do dérbi madrileno, ganho pelo Real Madrid, com um golo do extremo português e assitência para o 2-0, marcado por Mesut Özil.

«Hoje [domingo dia 2 de dezembro] Cristiano Ronaldo foi manchete? Era o que faltava que não fosse! Fez uma das melhores partidas da sua história! É que apesar de marcar muitos golos, Cristiano nunca é manchete. Sabes o que se passa? Estamos a discutir se tratamos Cristiano como ele merece e a realidade é que Cristiano é português! É português! E Mourinho também é e, como há que massacrar Mourinho, Cristiano apanha por tabela. Ao Cristiano deram-lhe a manchete por obrigação, se não não a davam. É a autêntica realidade», disse Josep Pedrerol.

As palavras de Pedrola, que abandonaria o estúdio depois de as dizer, veio na sequência de uma discussão sobre a ausência de Ronaldo nas manchetes dos desportivos. Pedrola referiu ainda que o avançado luso «em 30 primeiras páginas foi manchete uma vez».