José Mourinho atinge este sábado diante do Málaga a marca de 400 jogos no campeonato, num percurso iniciado em Portugal e que já passou por Inglaterra, Itália e Espanha. 

Na conferência de imprensa de antevisão da partida da 17ª jornada da Liga espanhola, o treinador do Real Madrid enaltece o seu registo. «Perder não faz parte da minha experiência. Amanhã cumpro 400 jogos na primeira liga e tenho menos de 10 por cento de derrotas. Não tenho outra solução que não seja trabalhar no limite», disse.

Confrontado com as declarações de Rafael Benítez sobre uma possível mudança para Madrid, José Mourinho foi cáustico: «Como adepto do Chelsea, espero que no jogo com o Corinthians, Benítez não estivesse a pensar no Real Madrid.»

Os merengues estão a desiludir neste campeonato, ao ocupar apenas o terceiro lugar e já a longínquos 13 pontos do líder Barcelona, mas Mourinho ainda faz uma análise positiva a 2012. «O balanço do ano é muito fácil. Ganhámos a Liga espanhola e ganhámos bem. Já esta época, ganhámos a Supertaça de Espanha. É a menos importante mas foi frente ao adversário direto, portanto teve mais significado. Na segunda parte do ano, cumprimos na Champions e não cumprimos na Liga».

«Sabemos que temos de melhorar em todos os aspectos de jogo. Sinto-me parte do grupo. Quem trabalha em grupo, deve saber que cada pessoa tem a sua personalidade e cada um tem de encontrar motivações. Fui capaz de motivar e chegar ao primeiro dia da semana para trabalhar com mais energia que na semana anterior», esclareceu.

Sobre o jogo com o Málaga, o técnico abordou a sanção da UEFA ao clube comandado por Manuel Pellegrini e fez votos de que o problema financeiro seja resolvido e que estes não fiquem de fora das provas europeias na próxima época: «Espero que surjam condições para que o problema se resolva. Se o Málaga vence dentro de campo, seria triste para os adeptos que não o pudesse fazer por questões extradesportivas».

O Málaga-Real Madrid está marcado para as 19h00 deste sábado, no Estádio La Rosaleda.