O presidente da câmara de Málaga enviou hoje uma carta ao presidente da UEFA a pedir a revogação da sanção imposta ao Málaga, que proíbe o clube de futebol de participar em competições europeias durante um ano.
«Como representante máximo dos malaguenhos transmito-lhe a indignação dos cidadãos, causada pela decisão de nos excluir das competições europeias, em princípio no próximo ano», refere a missiva de Francisco de la Torre.
O autarca considera a penalização imposta ao clube, em que alinham os portugueses Duda e Eliseu, «desproporcionada e injusta», mas refere também a necessidade de os proprietários do Málaga «solucionarem rapidamente os problemas financeiros».
Em nome da cidade de Málaga, pede «encarecidamente» a Michel Platini «que faça o possível por reconsiderar a duríssima sanção tomada pelo Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA».
«Pela minha parte, comprometo-me a dialogar com quem for necessário, incluindo as autoridades espanholas, para que Málaga e o seu clube de futebol mantenham o estatuto que ganharam com esforço», refere a carta.
Na quinta-feira, a UEFA excluiu o Málaga, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, da próxima edição das competições europeias para a qual se qualificar nas próximas quatro épocas, por incumprimento financeiro.
O órgão de Controlo Financeiro de Clubes, presidido pelo português Cunha Rodrigues, decidiu impedir o Málaga de participar na primeira edição das provas continentais (Liga dos Campeões e Liga Europa) para a qual se conseguir apurar nas épocas 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17.
A UEFA impôs também ao clube espanhol a obrigatoriedade de provar até 31 de março de 2013 que não tem dívidas para com clubes, jogadores e fiscais, sob pena de ser excluído das competições europeias por uma segunda época durante as próximas quatro temporadas.
O Málaga, que considerou a decisão «completamente injusta e desproporcionada», anunciou, entretanto, que vai recorrer da deliberação.