A história reporta ao ano de 2005, quando Lionel Messi tinha apenas 18 anos e ainda era uma jovem promessa no futebol mundial. Nesse ano, os presidentes do PSV e Barcelona, clube onde o craque argentino fez toda a sua formação e permanece até hoje com sucesso, falaram num possível empréstimo.
«Estávamos na primavera de 2005. Tinha uma boa relação com o presidente do Barcelona Joan Laporta, que me abordou durante um encontro do G14. Disse-me que tinha um jovem talentoso chamado Messi e que queria envia-lo por empréstimo para o PSV, uma vez que os regulamentos de Espanha não permitiam que atuasse pela equipa deles», revelou, esta quinta-feira, o presidente do emblema de Eindhoven, Rob Westerhof, numa entrevista ao site "Goal".
O acordo de empréstimo seria apenas de um ano mas o presidente dos catalães da altura, Joan Laporta, acabou por abortar a transferência por telefone.
«Disse-me que a comissão técnica estava contra a transferência. Deu-me a impressão que o Frank Rijkaard (treinador) e o Henk Ten Cate (adjunto) não queriam vê-lo na Holanda, mas sim mantê-lo por perto», afirmou o presidente do PSV.
Lionel Messi chegou a Barcelona com apenas 13 anos e hoje, além de muitos títulos ao serviço dos blaugrana, conta com quatro Bolas de Ouro.