Um “bis” de Roberto Soldado permitiu hoje ao Valência, com João Pereira e Ricardo Costa no “onze”, vencer em casa o Sevilha por 2-0, em encontro da 19.ª jornada da Liga espanhola de futebol.
O internacional espanhol marcou os dois tentos na segunda metade, aos 51 e 88 minutos, selando o nono triunfo na prova do “onze” de Ernesto Valverde, que igualou provisoriamente o Levante no sétimo lugar, com 30 pontos.
João Pereira e Ricardo Costa estiveram em campo os 90 minutos, tendo o lateral direito visto o cartão amarelo, aos 85.
Por seu lado, o campeão Real Madrid, desfalcado entre outros de Cristiano Ronaldo, perdeu mais dois pontos, ao empatar a zero no reduto do “lanterna vermelha” Osasuna.
Também sem os centrais Sérgio Ramos e Pepe, com Fábio Coentrão no “onze” e Ricardo Carvalho no banco, os “merengues” cederam a quarta igualdade, sendo que somam outras tantas derrotas, para um total de 20 pontos desperdiçados.
No Estádio El Sadar, em Pamplona, o Real Madrid, que a época passada só cedera 14 pontos, jogou reduzido a 10 unidades desde os 76 minutos, quando o brasileiro Kaká, entrado pouco antes, aos 58, viu o segundo amarelo.
A formação comandada pelo treinador português José Mourinho passou a contar 37 pontos, contra 41 do Atlético de Madrid e 52 do líder FC Barcelona. Domingo, se as duas equipas vencerem, os madrilenos ficam a sete e 18 pontos, respetivamente.
Nos outros encontros hoje disputados, destaque para o Espanyol, que, com Simão no “onze” (substituído aos 84 minutos, depois de ver um amarelo), abandonou os lugares de despromoção, ao vencer em casa o Celta de Vigo por 1-0.
Um tento de Sergio Garcia, aos 24 minutos, foi o suficiente para o conjunto catalão trepar, provisoriamente, do 18.º para o 15.º posto, juntando-se aos galegos, com 18 pontos.
Por seu lado, o Maiorca, com Nunes no centro da defesa os 90 minutos, perdeu por 3-1 no reduto do Valladolid e manteve-se com 17 pontos, caindo para já uma posição, para a 17.ª.
O alemão Patrick Ebert foi a grande figura dos locais, aos marcar dois golos, aos 22 e 90+3 minutos, e assistir Óscar Gonzalez para o outro, aos 88. O tento dos insulares foi apontado por Victor, aos 38.
A última ronda da primeira volta teve início sexta-feira, dia em que o Rayo Vallecano venceu por 2-1 no reduto do Athletic de Bilbau.