A Real Sociedad completou hoje a “remontada” perfeita ao impor ao FC Barcelona a primeira derrota na Liga espanhola de futebol, vencendo por 3-2 depois de estar a perder por 2-0.

Foi preciso esperar 20 jornadas para que o FC Barcelona, líder incontestável do campeonato espanhol com um balanço de 18 vitórias e um empate (contra o Real Madrid por 2-2), conhecesse o sabor da derrota.

No desfecho de um jogo que até começou melhor para os catalães, com golos de Messi (aos sete minutos) e de Pedro (25), terá pesado a expulsão de Gerard Piqué, por acumulação de amarelos, aos 56 minutos.

Antes, já Castro tinha minimizado os “estragos” da máquina catalã, fazendo o 2-1 aos 41 minutos.

Mas o homem do jogo para a equipa de San Sebastián ainda tinha reservado mais um trunfo, um remate forte que, independentemente do toque de Mascherano, tinha o carimbo do golo (63).

Com menos um em campo, o “Barça” aguentou o empate enquanto pôde, mas não teve como travar o suplente Agirretxe que, pouco depois de saltar do banco, criou a surpresa da 20.ª jornada, ao concretizar o 3-2 já nos descontos.

A derrota deixa o líder de “La Liga” com os mesmos 55 pontos, a uma distância confortável do Atlético de Madrid (44 pontos), que joga no domingo com o Levante.

Apesar do contratempo, o “Barça” saiu de Anoeta com mais um registo histórico: o “seu” Messi marcou pela décima jornada consecutiva e igualou o brasileiro Ronaldo (1996/97) e o também “blaugrana” Martín (1942/43 e 1943/44).

Os três homens são os únicos a terem atingido essa marca, com o argentino, que hoje se estreou num dos dois estádios onde nunca tinha marcado (falta-lhe apenas o de Los Cármenes, do Granada), a “faturar” permanentemente desde a 11.ª jornada

Ao início da tarde, o Granada venceu o Rayo Vallecano por 2-0, com golos de Jordi Amat, na própria baliza, e Recio para subir ao 16.º lugar.