O avançado internacional luso Hélder Postiga conquistou hoje uma grande penalidade e marcou um golo, mas o Saragoça apenas conseguiu empatar 2-2 na receção ao Valência, na 25.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

Postiga foi carregado na área logo aos cinco minutos, numa jogada em que Victor Ruiz viu o amarelo, mas deveria ter sido admoestado com o vermelho, e Apoño marcou de grande penalidade, para, aos 32, apontar o segundo golo dos locais.

Na sequência de um livre apontado na esquerda por Apoño, o ponta de lança luso marcou de cabeça o seu 10.º tento na prova, aproximando-se dos seus máximos em campeonatos: 13 em 2002/2003 e 11 em 2006/2007, ao serviço do FC Porto.

A formação da casa parecia lançada para a vitória, mas o Valência, com João Pereira os 90 minutos e Ricardo Costa até aos 65 (saiu lesionado), acabou por restabelecer a igualdade, com um “bis” do brasileiro Jonas, aos 36 e 69.

Devido ao vermelho direto ao guarda-redes Leo Franco (substituto do lesionado Roberto), o Saragoça jogou reduzido a 10 unidades desde os 77 minutos, mas o terceiro guarda-redes (Pablo Alcolea) salvou um ponto.

A formação aragonesa passou a contar 25 pontos, provisoriamente mais cinco do que o Celta de Vigo, 18.º classificado, enquanto o Valência está isolado em quinto, mas pode ver o Málaga (quarto) afastar-se.

Os adversários do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões (os “dragões” venceram em casa por 1-0) jogam domingo no reduto do Bétis.

No outro encontro já hoje disputado, o Getafe venceu por 3-1 no reduto do Maiorca, penúltimo classificado, que marcou primeiro, aos 24 minutos, pelo mexicano Giovani dos Santos.

Aos 70 minutos, o central português Nunes foi penalizado por uma legada mão na bola na área, infração que não cometeu, e, aos 71, Diego Castro empatou o jogo de penálti. Nos últimos minutos, aos 82 e 86, Adrián Colunga resolveu, com um “bis”.

Sexta-feira, no jogo inaugural da ronda, o anfitrião Athletic também marcou primeiro no “derby” basco, aos 30 minutos, por Ibai, mas a Real Sociedad acabou por ganhar por 3-1, com tentos do francês Antoine Griezmann, Agirretxe e do mexicano Carlos Vela.