O futebolista internacional espanhol do Real Madrid Xabi Alonso classificou hoje o português José Mourinho como um líder, e considerou-o um dos melhores técnicos do Mundo.

«Mourinho é um líder. Para mim é dos melhores técnicos do Mundo», refere o médio numa entrevista ao sítio oficial da UEFA na internet.

O internacional espanhol mostra-se surpreendido com os conhecimentos de José Mourinho e com as suas capacidades de abordar os jogos.

«Sem falar dos seus conhecimentos futebolísticos, domina uma quantidade impressionante de variantes técnicas. Sobretudo na fase que antecede os jogos. Fala de auto preparação, de como cada um se pode preparar psicologicamente para abordar os jogos, isto é importante, sobretudo para nós, que temos quase a obrigação de ganhar sempre.»

Xabi Alonso considera também bastante importante a capacidade que o técnico português tem de se relacionar com os jogadores.

«Sobretudo surpreende-me a sua capacidade de se relacionar com os jogadores, que é algo muito difícil de conseguir. Quando vês que um grupo te apoia e acredita nas ideias que transmites… isso é ser um líder. E o nosso treinador é-o, para mim, é um dos melhores do Mundo», disse.

O jogador “merengue” elogia o internacional português Cristiano Ronaldo, classificando-o como «um jogador completíssimo».

«É um dos jogadores mais ambiciosos que conheço, tem sempre o desejo de marcar em todos os jogos. As suas capacidades técnicas e físicas são impressionantes. É um jogador completíssimo. Tem um remate tremendo e sabe como anular o adversário em situações de um contra um», disse.

Xabi Alonso, que já venceu uma Liga dos Campeões ao serviço do Liverpool, faz uma antevisão do encontro da segunda mão dos oitavos de final daquela prova frente ao Manchester United, em Inglaterra, depois do empate a uma bola, em Espanha.

«Do ponto de vista dos adeptos, e pela história dos dois clubes, o jogo Manchester United-Real Madrid é futebol puro», disse o jogador, admitindo que a eventual conquista do décimo título de campeão europeu não pode converter-se numa obsessão para o Real Madrid.

Xabi Alonso falou também da tendência ofensiva do Real Madrid, recorrendo a uma comparação com o estilo de jogo do principal rival, o FC Barcelona.

«O nosso objetivo não é o tiki-taka, o nosso objetivo está claro: é a área contrária», disse.