Depois das três derrotas do Barcelona, primeiro com o AC Milan e as duas consecutivas com o Real Madrid, muito se falou sobre as razões da 'catástrife' catalã. Dois psicólogos desportivos e Xesco Espar, ex-jogador e ex-treinador do emblema, explicam que o problema atual da equipa de futebol é falta de liderança.

«Ao Barcelona falta liderança e confiança. Não foi agora que sofreram o 'golpe' do afastamento de Vilanova, mas foi agora que o notaram mais, porque estão a atravessar um período critico», explicou Pep Mari, psicólogo e chefe do Departamento de Psicologia do Desporto do Centro de Alto Rendimento de Sant Cugat, acrescentando que «os treinos podem ser supervisionados à distância, mas não liderados».

Tito Vilanova está em tratamentos pós-operatórios a um cancro na garganta há já algum tempo e tem sido o seu adjunto, Roura, quem tem tomado conta da equipa.

Olíver Martínez, há 17 anos como psicólogo desportivo, segue na mesma linha de Mari, explicando que a equipa «só se deu conta agora porque chegaram os momentos dos jogos importantes. Não é o mesmo que o Granada ou o Saragoça». Para Martínez, a falta de confiança é um problema que não se coloca.

Espar tem a solução para resolver este problema. «Não pode faltar a figura de um treinador e essa figura não a pode ocupar um jogador. A solução passaria por Roura passar a treinador principal e alguém o ajudar. O Barça esteve quatro anos com Guardiola e Tito e depois este como treinador, ajudado por Roura, que neste momento está sozinho. Roura precisa de ajuda», sublinhou.

O Barcelona recebe este sábado o Deportivo e na próxima terça-feira o AC Milan, tendo de recuperar de uma desvantagem de dois golos para se manter na Liga dos Campeões.