Um “bis” de Cristiano Ronaldo permitiu este domingo ao Real Madrid vencer 2-1 na visita ao Celta de Vigo, beneficiando da derrota do Atlético de Madrid para lhe “roubar” o segundo lugar, à 27.ª jornada da Liga de futebol espanhola.

O conjunto de José Mourinho sentiu inesperadas dificuldades para vencer em casa do penúltimo classificado, enquanto os “colchoneros”, sem o lesionado Tiago, foram derrotados pela primeira vez em casa, perdendo 1-0 com a Real Sociedad, com golo de Diego Preto (53), em contra-ataque.

Face a estes resultados, os “merengues” somam agora 58 pontos, menos 13 do que o Barcelona, enquanto o Atlético de Madrid mantém os 57.

Após um duplo triunfo perante o Barcelona e apuramento para os quartos de final na Liga dos Campeões “arrancado a ferros” no recinto do Manchester United, a deslocação ao penúltimo do campeonato encerrou surpreendente obstáculo, já que foram vários os sustos para a equipa de José Mourinho, que prescindiu dos defesas Fábio Coentrão, Varane e Sérgio Ramos.

Depois de, aos 40 minutos e entre os centrais contrários, ter cabeceado à trave, Cristiano Ronaldo (61) foi mais feliz na etapa complementar, quando um ressalto lhe veio parar aos pés e, à meia volta à entrada da pequena área, atirou a contar.

A alegria “merengue” durou apenas dois minutos, pois Iago Aspas (63) igualou, beneficiando da “ajuda” de Pepe, já que a bola tabelou no central português e enganou Diego Lopez.

O desafio não podia estar mais animado, pois, aos 71, Kaká deixou ficar a perna e “arrancou” um penálti a Javi Varas, que Cristiano Ronaldo converteu e assegurou o triunfo, marcando o 25.º golo na Liga.

Aos 89, o Celta, sempre muito combativo, podia ter empatado, mas o cabeceamento do coreano Park Chu-Young esbarrou na trave, com a baliza deserta – o jogo estava muito “partido” e Higuain desperdiçou, igualmente, duas soberanas situações para sentenciar.

Em Bilbau, o Athletic venceu o Valência por 1-0, com um tento solitário de Muniain (77), que lhe permite igualar o Espanhol em 13.º com 32 pontos, enquanto o Valência foi ultrapassado pela Real Sociedad.