Eric Abidal voltou hoje a jogar pelo FC Barcelona, após um transplante de fígado, num jogo particular que opôs as reservas dos catalães frente ao Istres, da segunda divisão francesa.

Desde de março de 2011, altura em que lhe foi diagnosticado um tumor no fígado, que Abidal procura voltar a jogar com regularidades, tendo sido submetido posteriormente a uma intervenção cirúrgica, recebendo do seu primo Gerard um transplante parcial de fígado.

Impedido pelos médicos do clube de continuar a jogar regularmente para bem do seu tratamento, Abidal fez apenas alguns minutos no que restava da época 2010/11, na meia-final da Liga dos Campeões, que o FC Barcelona venceu frente ao Real Madrid.

Ainda na época de 2011, Abidal levantou o troféu da Liga dos Campeões conquistada pelos catalães, em Wembley, frente ao Manchester United, recebendo a braçadeira de capitão do colega de equipa Puyol, naquele que se tornou num momento de simbólica vitória do jogador francês em relação à sua condição clínica.

Abidal voltou a jogar na época 2011/2012 e jogou com maior regularidade até 29 de fevereiro de 2012. Integrado como titular num particular entre a seleção da França e da Alemanha (1-2), o jogador anunciou no retorno a Barcelona, que teria de entrar em novos tratamentos devida a uma pubalgia.

Quinze dias depois, é anunciado pelo FC Barcelona que Abidal necessitaria de ser submetido a um novo transplante de fígado, que viria a ocorrer a 10 de abril, regressando aos treinos apenas em junho.

Os catalães ficam agora a aguardar um novo regresso, o de Tito Vilanova, que acabou recentemente os dois meses de tratamento a um cancro na glândula salivar, em Nova Iorque.