O Valência colocou-se este sábado provisoriamente a um ponto dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, após golear em casa (5-1) o Málaga, adversário direto na luta pela prova “milionária”, na 32.ª jornada do campeonato espanhol de futebol.

Com João Pereira na equipa titular e Ricardo Costa na bancada, a equipa “che” resolveu praticamente a partida em seis minutos “loucos” na primeira parte, em que marcou quatro golos, por Parejo, aos 25, Soldado, aos 28 e 30, e Canales, aos 31.

O Málaga, com Eliseu no “onze” e Duda a entrar em campo na segunda parte, ainda reduziu pelo brasileiro Júlio Batista, aos 45 minutos, mas Banega voltou a aumentar a vantagem do da equipa da casa, aos 56.

Com este resultado, o Valência subiu ao quinto lugar, por troca com o Málaga, que desceu para sexto, e ficou a um ponto da Real Sociedad, quarto, que no domingo visita o terreno do Osasuna.

Antes, na Catalunha, um golo de Fabregas, aos 84 minutos, garantiu ao FC Barcelona uma vitória sofrida, por 1-0, sobre o Levante e deixou os catalães com a hipótese de festejar o título de campeão espanhol na próxima ronda.

O FC Barcelona, que poupou o argentino Lionel Messi para o embate da Liga dos Campeões com o Bayern Munique, sofreu bastante para ultrapassar o 12.º classificado da prova, mas acabou por quebrar a barreira forasteira com um remate certeiro de Fabregas.

O encontro ficou também marcado pelo regresso do francês Eric Abidal à titularidade na equipa catalã, algo que já não acontecia desde fevereiro do ano passado. O defesa gaulês ficou longo tempo afastado do futebol devido a um tumor no fígado, que o forçou a submeter-se a um transplante.

Esse triunfo deixa o FC Barcelona com a possibilidade de festejar a conquista do título na próxima jornada, caso vença no terreno do Athletic Bilbau e o Real Madrid seja derrotado no “derby” da capital espanhola com o Atlético, no Estádio Vicente Calderon.

Nesta ronda, os “merengues”, quase em serviços mínimos, venceram o Betis (3-1), a quatro dias de visitar o Borussia Dortmund nas meias-finais da Liga dos Campeões.

O alemão Ozil esteve em evidência na partida, ao bisar (45 e 90 minutos), e Benzema (57), pelo meio, também acertou com sucesso nas redes, com assistência de Cristiano Ronaldo.

O Betis alcançou o golo de honra por Molina, de grande penalidade, aos 73 minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.