O avançado Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vai ser distinguido na sexta-feira com o Troféu EFE para melhor jogador ibero-americano da liga espanhola de futebol de 2012/13, disse hoje à Lusa fonte daquela agência noticiosa espanhola.

O extremo português, de 28 anos, receberá o prémio na primeira de 23 edições em que será extensível aos jogadores ibéricos, depois de 22 anos a distinguir futebolistas latino-americanos.

Ao serviço do Real Madrid na temporada que ainda decorre, Cristiano Ronaldo marcou 31 golos em outros tantos jogos no campeonato espanhol, mas é apenas o segundo melhor marcador, com menos 11 do que o argentino Lionel Messi (FC Barcelona), vencedor do Troféu EFE cinco vezes, nomeadamente nas quatro edições anteriores.

Cristiano Ronaldo, que contabiliza 49 golos em 48 jogos oficiais pela equipa "merengue" nesta época, marcou seis na Taça do Rei e 12 na Liga dos Campeões, competição em que é o melhor marcador.

Em 10 as 22 edições anteriores, o prémio foi ganho por jogadores argentinos, entre os quais Pablo Aimar, atual jogador do Benfica, que foi distinguido em 2005/06, ao serviço do Valência, e Javier Saviola, que também já passou pelo clube da Luz e que foi galardoado em 2001/02, quando representava o FC Barcelona.

A cerimónia de entrega do troféu realiza-se na sexta-feira, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.