O Barcelona empatou fora com o Athletic Bilbau a duas bolas e adiou a festa de campeão para a próxima jornada. Os golos do encontro foram apontados por Susaeta e Ander Herrera para os bascos, Messi (grande golo) e Alexis Sanchez fizeram os tentos dos "culés".

Os catalães entraram em campo, sabendo que um triunfo poderia deixa-los mais perto do título. Depois do desaire em Munique para a Liga dos Campeões, o Barcelona queria dar uma outra imagem mas aquilo que se viu foi mais do mesmo: muitas perdas de bola, pouca profundidade no ataque, uma equipa sem ideias, para bater a bem montada formação de Bilbau, treinada por Bielsa.

O Athletic Bilbau conseguia pressionar alto e roubar bolas ainda no meio-campo catalão. A resposta do Barcelona veio de um remate de Alexis Sanchez que bateu no poste da baliza de Iraizoz.

O Atheltic, que tinha ameaçado por Aduriz em duas ocasiões, chegou ao golo por Susaeta, finalizando uma excelente jogada de contra-ataque. O mesmo Susaeta teve na cabeça o 2-0 em mais uma jogada de contra-ataque mas atirou por cima.

No segundo tempo o Athletic continou melhor nos primeiros minutos e viu a barra da baliza de Valdez negar-lhe o golo, num livre muito bem marcado por Susaeta.

Mas depois entrou em campo Messi e tudo mudou. Na primeira vez que tocou na bola, o argentino levou perigo à baliza basca. E pouco tempo depois, empatou numa jogada de génio. A “Pulga” pegou na bola na zona central, fintou três adversários e rematou colocado para o 1-1.

No minuto seguinte, após passe de Dani Alves, colocou a bola em Alexis Sanchez que consumou a cambalhota no marcador, com um remate de pé esquerdo.

Quando se esperava que os catalães ficassem com os três pontos, Ander Herrera, aos 90 minutos, empatou a partida, rematando de pé esquerdo dentro da área, após um corte defeituoso de Song.

O Barcelona terá de esperar para a próxima jornada para fazer a festa de campeão.