O Barcelona regressou este domingo às vitórias, ao bater em casa o Bétis por 4-2, com um bis de Lionel Messi, que permitiu a reviravolta no resultado.

Os andaluzes meteram em sentido os catalães, que vinham de um pesado desaire para a Liga dos Campeões com o Bayern (3-0) em Camp Nou, quando Pabón fez o primeiro bem cedo, aos dois minutos de jogo.A defesa do Barcelona falhou, Pinto não esteve melhor e Pabón aproveitou.

O Barcelona conseguiu chegar ao empate aos nove minutos, por Aléxis Sanchez. Iniesta cruzou, o chileno antecipou-se a Alex Martínez para o 1-1.

Ainda longe do futebol já praticado, e que maravilhou, o Barcelona teve, de facto, mais posse de bola, mas faltava a ligação entre o meio campo e a linha avançada. David Villa também não ajudava, desperdiçando duas claras oportunidades de golo ainda na primeira parte, que podiam ter tranqulizado a equipa blaugrana.

Como quem não marca sofre, o Bétis conseguiu colocar-se, de novo, em vantagem, aos 43'. Um 'tiro' de Rúben Pérez, bem fora da área, silenciou Camp Nou.

Os catalães só chegariam ao empate aos 56', no último lance de David Villa no jogo. O avançado espanhol, ao cabo de várias tentativas frustradas, conseguiu bater Adrián para o 2-2.

Villa saiu e deu lugar a Messi, que esteve a recuperar de lesão. Em 15 minutos, La Pulga arrumou o assunto: primeiro, num livre cobrado de forma irreprensível (60') e depois, aos 71', dando o melhor seguimento a um passe magistral de Iniesta. Antes do bis de Messi, o Bétis teve uma ocasião flagrante. Cruzamento de Chica para Pabón, salvo num corte cirgúrgico da defensiva catalã.

O argentino ainda podia ter aumentado a contenda, quando enviou uma bola ao poste.

O Barcelona mantém os 11 pontos de avanço para o Real Madrid e pode sagrar-se campeão no próximo fim de semana. Messi soma 46 golos e está a cinco de bater o seu recorde de 50.