O treinador português de futebol José Mourinho abandona o Real Madrid com uma desvantagem mínima no confronto direto com o rival FC Barcelona, com cinco triunfos, face aos seis dos catalães, em 17 intensos “duelos”.

A história dos clássicos não podia ter começado pior para “Mou”, goleado por 5-0 em Nou Camp, mas, após só ter ganho um dos primeiros nove “duelos”, apenas perdeu um dos últimos oito.

Em termos de confrontos a eliminar, o equilíbrio é ainda maior, com dois apuramentos e a vitória na única final (1-0 em 2009/2010, para a Taça do Rei), face a três eliminações.

A igualdade destes números “esbarrara”, porém, na clara “vitória” do FC Barcelona em matéria de títulos conquistados nas três temporadas em que José Mourinho comandou o Real Madrid. Uma “goleada” por 8-3.

O técnico luso equilibra na Taça do Rei (um título para cada), mas perde em todas as outras provas: Mou ganhou um campeonato e o “Barça” dois, desvantagem que se repete na Supertaça, sendo que os catalães ganharam ainda a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes e a Supertaça Europeia.

No que respeita ao confronto direto, o FC Barcelona foi avassalador na primeira época, pois, além da “manita”, também eliminou o Real Madrid da “Champions”, rumo ao título, com um triunfo por 2-0 no Bernabéu, com “bis” de Lionel Messi, seguido da uma igualdade caseira (1-1).

Por seu lado, Mourinho venceu a final da Taça do Rei, ao derrotar os catalães por 1-0, após prolongamento, graças a um golo de Cristiano Ronaldo.

Na temporada transata, a quarta e última de Pep Guardiola, o “Barça” voltou a superiorizar-se, ao vencer a Supertaça à custa dos “merengues”, também batidos nos quartos de final da Taça do Rei.

Ainda assim, “Mou” foi o último a rir, ao vencer em Nou Camp (2-1) o “jogo do título”, com mais um tento decisivo de Ronaldo, isto depois de na primeira volta do campeonato o “Barça” ter ganho na capital por claros 3-1.

Os últimos jogos de 2011/2012 marcaram uma viragem, consumada na presente temporada, apesar de terem sido os catalães, agora de Tito Vilanova, a vencer o primeiro jogo, por 3-2, em casa, na primeira mão da Supertaça espanhola.

O “Barça” poderia ter resolvido - esteve muito perto do 4-1, antes de Valdés “oferecer” o 3-2 -, mas permitiu que o Real Madrid sobrevivesse e retificasse em casa, embora, frente a 10, tenha sofrido para vencer por 2-1.

Na Liga, o embate de Nou Camp deu 2-2, com dois tentos de Messi e outros tantos de Ronaldo, e, em Madrid, os “merengues” venceram por 2-1, num jogo que acabou com um penálti claro por marcar a favor dos catalães.

Antes do jogo da segunda volta do campeonato, para as meias-finais da Taça do Rei, o Real Madrid salvou-se com um 1-1 caseiro, para, depois, vencer e convencer em Nou Camp (3-1), onde podia ter goleado.