O Barcelona apresentou esta segunda-feira o futebolista brasileiro Neymar, contratado por cinco épocas, jogador que declarou, em catalão, estar «muito emocionado» e com vontade de «ajudar Messi a manter-se como o melhor jogador do Mundo».

«Boas tardes a todos. Estou muito feliz e muito emocionado por ser jogador do Barcelona», começou por dizer, em catalão, o internacional brasileiro na apresentação oficial, que juntou cerca de 50 mil adeptos catalães em Camp Nou.

O facto de ter proferido as primeiras palavras em catalão deixou as bancadas em delírio, que aplaudiram ainda mais quando afirmou, em português: «Estou a realizar o sonho de estar em mais do que um clube. Quero ajudar a equipa e o Messi a continuar a ser o melhor do Mundo».

Neymar apareceu no relvado, já com o equipamento do Barcelona, pouco depois das 18h30 (17h30 de Portugal continental), e logo maravilhou os adeptos com alguns toques de habilidade antes dos discursos da praxe.

A chegada do internacional “canarinho” motivou a presença de milhares de adeptos nas imediações de Camp Nou desde o início da manhã, assim como uma “novela” em contínuo do sítio oficial dos catalães, e noutros órgãos de comunicação social, desde que o jogador pisou solo espanhol, passando pela chegada ao estádio e pelos testes médicos que realizou.

Neymar da Silva Santos Júnior tem 21 anos (nascido em Mogi das Cruzes, a 05 de fevereiro de 1992) e passou os últimos 10 anos no Santos, subindo todos os escalões do clube paulista, fixando-se na equipa principal nas últimas cinco épocas, desde 2009.

Titular habitual na seleção do Brasil (já soma 33 internacionalizações), foi considerado o melhor jogador sul-americano em 2011 e venceu, com as cores do “Peixe”, a Taça dos Libertadores da América nesse ano.