O futebolista português Cristiano Ronaldo é o nono atleta mais bem pago do Mundo, de acordo com a lista publicada pela revista Forbes, que volta a ter o golfista Tiger Woods no topo.

De acordo com a lista anual da publicação, o internacional português tem rendimentos anuais de 44 milhões de dólares (23 em salários e prémios e 21 em receitas de publicidade), batendo por 2,7 milhões o argentino Lionel Messi.

Depois do escândalo sexual que o afetou em 2011, o norte-americano Tiger Woods voltou ao topo da lista da Forbes, com ganhos totais de 78,1 milhões de dólares, 65 dos quais em receitas publicitárias.

O golfista tinha liderado esta lista entre 2001 e 2011, sendo apenas ultrapassado no último ano pelo pugilista norte-americano Floyd Mayweather, que caiu para o 14.º posto, com ganhos de 34 milhões, fruto do combate com Robert Guerrero em maio, embora um acordo de 200 milhões com a Showtime Networks para a transmissão dos seus próximos combates o possa recolocar num dos principais lugares da lista da Forbes.

O tenista suíço Roger Federer, atual número três mundial, é o segundo da lista, com 71,5 milhões de dólares, seguido dos basquetebolistas Kobe Bryant (61,9) e LeBron James (59,8).

Antes de se encontrar o primeiro futebolista, há ainda dois “quarterbacks” do futebol americano – Drew Brees (51 milhões) e Aaron Rodgers (49) – e o golfista Phil Mickelson (48,7).

O futebolista mais bem pago é o inglês David Beckham, com 47,2 milhões de dólares, dos quais apenas 5,2 são provenientes de salário.

A primeira mulher nesta lista é a tenista russa Maria Sharapova, com 29 milhões de dólares de ganhos, com o basebol a ser o desporto mais representado no “top-100”, com 27 atletas.