O treinador argentino, Gerardo Martino, foi apresentado esta sexta-feira como sucessor de Tito Vilanova no comando técnico do Barcelona. Nas primeiras palavras que prestou aos jornalistas, o técnico de 50 anos falou do desafio que é treinar «o melhor clube do Mundo» e da obrigação de conquistar títulos.

«Não ganhar um título seria um fracasso. O Barcelona é o melhor clube do Mundo. (...) O primeiro trabalho é manter a vontade de continuar a ganhar. Vamos tentar contagiar os jogadores com a força que temos perante este reto de treinar o Barcelona. Temos grandes jogadores e grandes aspirações em todas as competições», começou por dizer Gerardo "Tata" Martino.

Questionado sobre a sua ligação a Messi, uma das maiores referências na equipa do Barcelona,  o técnico garantiu que nunca conheceu pessoalmente o craque argentino.

«Messi disse a verdade. Somos ambos de Rosário (Argentina) mas não nos conhecemos. Presumi que o tinham consultado antes de me contratarem mas não é verdade», afirmou Martino.

Uma das perguntas para a próxima época que não poderia escapar no dia da apresentação do novo treinador do Barcelona foi a compatibilidade de Neymar e Messi na mesma equipa, ao que Martino respondeu: «Se não puderem jogar juntos será um défice do treinador, não dos jogadores.»

Sobre a rivalidade com o Real Madrid, o argentino foi objetivo: «Ganhar um clássico é sempre importante não se pode comparar à conquista de um título.»