A direção do Osasuna despediu hoje o treinador José Luis Mendilibar, que perdeu as primeiras três jornadas do campeonato espanhol de futebol, sendo o primeiro treinador a ser despedido esta temporada na Liga espanhola.

Depois das derrotas contra o Granada (1-2) e Athletic de Bilbao (2-0), o jogo perdido frente ao Villarreal (0-3) no sábado ditou a demissão de Mendilibar.

No fim do encontro com o Villarreal, à uma hora da madrugada, o conselho de administração reuniu-se nos escritórios do estádio do Osasuna (El Sadar) por uma hora, mas o presidente do clube navarro, Miguel Archanco, não confirmou o despedimento do treinador espanhol, acrescentando que sabia o que iria acontecer no futuro.

A situação do Osasuna, que vive uma crise desportiva, foi analisada no domingo por Mendilibar numa conversa com o plantel durante setenta minutos, antes do treino.

No fim da palestra, o jogador do Osasuna Alejandro Arribas defendeu o trabalho do treinador e pediu «calma» e «confiança» à equipa, recordando que o treinador espanhol sempre cumpriu os seus objetivos.

A direção do Osasuna, no entanto, já tinha perdido a confiança de Mendilibar, que ingressou no clube navarro em fevereiro de 2011, substituindo José António Camacho, antigo treinador do Benfica.

Mendilibar garantiu a permanência do Osasuna na primeira liga espanhola na última temporada, terminando campeonato na 16.ª posição, a cinco pontos do Saragoça, último classificado, com 34 pontos.

O despedimento de Mendilibar ocorre depois da demissão do diretor desportivo Angel Martin Gonzalez, no final de agosto, e do secretário do conselho o clube navarro, José Luis Rolda, «por motivos pessoais».