O futebolista argentino do FC Barcelona Leonel Messi e o seu pai serão hoje ouvidos no tribunal de instrução 3 de Gavà (Barcelona) como arguidos por alegados delitos de fraude fiscal.

Segundo o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), o pai do jogador será ouvido às 10h00 horas (09h00 em lisboa) e a Leo Messi às 11h00 (10h00 em lisboa), dez dias depois da data inicialmente prevista para as audições, adiadas a pedido da defesa.

Fontes judiciais explicaram que a defesa pediu o adiamento da audição alegando problemas de agenda.

O avançado do "Barça" e o seu pai, Jorge Horacio Messi, são acusados de evasão fiscal num montante de quatro milhões de euros, através da cedência dos direitos de imagem a empresas sediadas em paraísos fiscais, como o Belize ou o Uruguai.

O processo foi iniciado a 12 de junho pelo centro financeiro da Procuradoria de Barcelona contra Messi e o seu pai, acusados de dever ao fisco espanhol parte das receitas dos direitos de imagem do internacional argentino.

O pai de Messi pagou cinco milhões de euros ao fisco em agosto, para evitar que o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha estabelecesse uma fiança a ambos, como garantia de que não tentariam fugir à sua eventual responsabilidade civil.

Messi conquistou por quatro vezes a Bola de Ouro, tendo ficado em junho passado no segundo lugar dos desportistas mais ricos do mundo pela revista Forbes, que lhe atribuiu um salário anual de 15 milhões de euros e de direitos comerciais de 15,53 milhões de euros.