O Atlético Madrid recebeu e venceu hoje o Celta de Vigo por 2-1, em jogo da oitava jornada da Liga espanhola de futebol, resultado que lhe permite voltar a igualar o Barcelona no comando do campeonato.

Larga dominadora ao longo do encontro, a equipa de Madrid acabou a partida em sufoco, mercê ter permitido à formação visitante reduzir a desvantagem com que se encontrava e pudesse discutir o resultado.

Dois golos de Diego Costa, aos 42 e 62 minutos, deram uma vantagem confortável ao Atlético Madrid, que parecia embalado para uma vitória tranquila, mas um tento do ex-benfiquista Nolito, aos 71, recolocou as dúvidas quanto ao vencedor, além de ter criado alguma instabilidade no Atlético, que acabou o jogo encostado à sua defensiva.

O triunfo permite aos "colchoneros" voltar a igualar o Barcelona no topo da classificação, ambas as formações com 24 pontos, resultantes de triunfos nas oito jornadas já disputadas.

No sábado, os catalães tinham se isolado na frente ao receberem e vencerem o Valladolid por 4-1, numa partida em que os visitantes até começaram melhor.

Javi Guerra (10) foi o autor do tento do Valladolid, mas o "Barça" não tremeu e, volvidos apenas quatro minutos, uma "bomba" de Alexis Sanchez repôs a igualdade, resultado com que se atingiu o intervalo.

A igualdade ao intervalo não traduzia a supremacia da equipa de Tata Martino, que sentenciaria o desafio com golos de Xavi (52), Alexis Sanchez (64) e Neymar (70).

Nos outros jogos de sábado, em Valência, Cristiano Ronaldo “apareceu” em jogo no período de compensação para garantir ao Real Madrid o triunfo por 3-2 na visita ao Levante, mantendo os “merengues” a cinco pontos de “Barça” e Atlético.

Num jogo com os cinco golos no segundo tempo, o ex-maritimista Babá apareceu nas costas da defesa para inaugurar o marcador, aos 57 minutos, para o Levante, mas Sérgio Ramos, quatro minutos depois, fez o empate que se manteve até aos instantes finais.

Quando o marroquino Nabil El Zhar fez o 2-1 para o Levante, já aos 86, poucos acreditariam na reviravolta, mas o Real Madrid ainda despertou a tempo: Morata empatou aos 89 e Cristiano Ronaldo deu o golpe final no jogo, aos 90+4, fazendo o seu sétimo golo na Liga.

O Espanyol de Simão Sabrosa (substituído aos 76) e Pizzi (entrou após o intervalo) perdeu 2-1 na visita ao Elche, que se adiantou no marcador em iniciativa individual de Manuel “Coro” (40), que iludiu dois contrários e atirou a contar.

Em lance de insistência algo confuso, e que também passou por Simão, a equipa de Barcelona empatou pelo avançado francês Bifouma (65), mas o desafio acabaria decidido aos 74, com Coro a bisar, concretizando junto à pequena área.

O Espanyol segue com 11 pontos e o Elche, que deixou o grupo de “aflitos”, tem nove.

O Rayo Vallecano, com Zé Castro titular, venceu a Real Sociedad por 1-0, com golo tardio do avançado Jonathan Ramos (89), de penálti, castigando um adversário que não vence desde agosto.

O triunfo permite-lhe deixar o último lugar e somar agora seis pontos, apenas menos um do que o adversário.