O defesa central francês do Real Madrid, Raphaël Varane, falou do seu percurso meteórico no futebol europeu desde o modesto Lens até ao colosso espanhol, passado pela estreia na seleção nacional de França.

Numa entrevista ao site oficial da FIFA, o jovem jogador de 20 anos comentou a chegar ao Real Madrid com apenas 18 anos e da importância de José Mourinho na sua decisão em optar pelo emblema espanhol.

«Se hesitei em assinar pelo Real Madrid? Sim, claro. Muitos pensamentos me passaram pela cabeça antes de tomar a decisão de assinar pelo Real Madrid. O meu primeiro pensamento foi de que provavelmente não valeria a pena ir porque não iria jogar um jogo sequer. Mas depois de ouvir os planos que o treinador tinha para mim mudei de ideias. Não fui para o Real Madrid de olhos fechados, foi o José Mourinho que me convenceu a ir. Ele disse que eu iria fazer progressos e que iria atingir altos patamares competitivos, e que a mudança só iria trazer coisas positivas mas mim», revelou o internacional francês ao site oficial da FIFA.

Questionado sobre a sua estreia pela equipa principal do Real Madrid, em 2011, Varane revelou que tal não foi uma surpresa, pois Mourinho pretendia colocá-lo debaixo de pressão competitiva o mais rápido possível para evoluir.

«Sim, estava à espera porque tinha tido uma conversa com Mourinho nesse sentido. Ele disse-me que eu iria ter a minha oportunidade de jogar e que iria descobrir muito acerca de mim quando jogasse porque que me iria conhecer melhor como jogador e homem. Nunca tinha estado debaixo de tanta pressão, nem no relvado ou fora dele. E ele disse-me que cedo iria ter a minha oportunidade para descobrir e aprender a reagir à pressão. O Mourinho cumpriu com a sua palavra. Em dois anos que joguei às suas ordens, Mourinho cumpriu sempre a sua palavra e ele sabia sempre quando me havia de me lançar num jogo, e acertava sempre», frisou o defesa central francês.