Fez ontem 13 anos que Luís Figo regressou a Camp Nou com a camisola do Real Madrid depois de vários anos ao serviço do Barcelona. O ex-internacional português foi dos primeiros jogadores estrangeiros a envergar a braçadeira de capitão dos catalães e deixou o mundo catalã em choque quando no final da época 1999/2000 trocou a camisola blaugrana pela dos rivais de Madrid.

Contratado pelo Real Madrid por 60 milhões de euros, Luís Figo foi arma eleitoral de Florentino Pérez nas eleições presidenciais do clube de Madrid. O extremo português aceitou as óbvias melhorias salariais no clube rival e deixou "nação" catalã incrédula que o apelidou de "pesetero" e lhe preparou uma receção hostil a 21 de outubro de 2000.

E como a linha entre o amor e ódio é ténue, Figo foi recebido em Camp Nou num ambiente hostil com tarjas, ameaças, insultos e a maior assobiadela ouvida no estádio do Barcelona. Para além das tarjas de «pesetero», «judas» ou «mentiroso», Figo ainda viu uma cabeça de porco ser lançada a seus pés.