O Atlético de Madrid “respondeu” hoje com um 7-0 caseiro ao Getafe às goleadas de FC Barcelona (4-0 ao Granada) e Real Madrid (5-0 em Almeria), em encontro da 14.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

Num dia em que se marcaram 23 golos em quatro jogos, já que a Real Sociedad venceu em casa o Celta de Vigo por 4-3, os “colchoneros” arrasaram o Getafe, que alinhou com 10 unidades desde os 42 minutos, altura do segundo amarelo a Juan Valera.

Raul Garcia, aos 26 e 52 minutos, Lopo, aos 37, na própria baliza, David Villa, aos 49 e 78, o regressado Diego Costa, aos 69, com um monumental pontapé de bicicleta, e Adrian Lopez, aos 90+3, apontaram os golos do “onze” de Diego Simeone.

Com este resultado, o Atlético de Madrid, adversário do FC Porto no Grupo G da Liga dos Campeões, manteve-se a três pontos do líder FC Barcelona e com mais três em relação ao Real Madrid, num jogo em que Tiago atuou os 90 minutos.

Em Almeria, o avançado português Cristiano Ronaldo marcou, logo aos três minutos, o primeiro dos cinco golos do Real Madrid, e foi substituído aos 54, devido a lesão, numa altura em que os “merengues” apenas venciam pela diferença mínima.

Ronaldo reforçou a liderança dos melhores marcadores da prova, somando agora 17, em 14 jogos, para um total de 163, em apenas 149 encontros – está a um do mexicano Hugo Sanchez, quarto melhor marcador do Real Madrid no campeonato (em 207 jogos).

Na presente temporada, o português passou a contar 33 golos, em 23 jogos, entre Real Madrid e seleção, e, em 2013, já contabiliza 67, em 56 embates.

Além de CR7, faturaram para o “onze” do italiano Carlo Ancelotti o francês Karim Benzema, aos 61 minutos, o galês Gareth Bale, aos 72, Isco, aos 75, e Morata, aos 81.

O Real Madrid manteve-se a seis pontos do líder FC Barcelona, que, mesmo desfalcado de Lionel Messi e Victor Valdés, somou o 13.º triunfo em 14 jogos, ao receber e golear o Granada por 4-0.

Duas grandes penalidades, apontadas por Iniesta, aos 20 minutos, e Cesc, aos 40, colocaram o “Barça” a vencer por 2-0 ao intervalo e, na segunda parte, o chileno Alexis Sanchez apontou o terceiro, aos 71, e Pedro o quarto, aos 90, assistidos pelo brasileiro Neymar e por Cesc, respetivamente.

A formação catalã, que só cedeu um empate na prova (0-0 no reduto do Osasuna), teve Pinto na baliza e estreou na primeira equipa o avançado Adama Traoré, de 17 anos, num embate em que os forasteiros jogaram com menos um desde os 66 minutos, por expulsão de Manuel Iturra.

A anteceder o encontro, o argentino Lionel Messi, que está lesionado e só voltará à ação em janeiro, “ofereceu” ao Nou Camp a sua terceira “Bota de Ouro”, que recebeu na quarta-feira.

No outro embate hoje disputado, o mexicano Carlos Vela esteve em grande evidência em San Sebastien, onde marcou os quatro golos com que a Real Sociedad recebeu e bater o Celta de Vigo (4-3).

Carlos Vela inaugurou o marcador, aos cinco minutos, e, depois de Rafinha (22 e 57) e Alex Lopez (28) colocarem os galegos a vencer por 3-1, apontou três tentos consecutivos, aos 60, 77 e 81, selando o triunfo dos bascos.

Com este triunfo, a Real Sociedad igualou os 20 pontos do Getafe, sexto classificado, enquanto o Celta de Vigo, que jogou reduzido a 10 unidades desde os 65 minutos (segundo amarelo a Fontas), manteve-se em 18.º, com 12.