O Atlético de Madrid manteve-se hoje colado ao FC Barcelona na liderança da Liga espanhola de futebol, ao receber e bater o Valência por 2-0, em encontro da 16.ª jornada da prova.

O mais do que provável futuro internacional espanhol Diego Costa foi a figura do jogo, com dois golos, aos 59 e 81 minutos, o segundo de grande penalidade, depois de já ter falhado outra, aos 74. Igualou os 17 tentos de Cristiano Ronaldo.

Dois minutos após substituir David Villa, Raul Garcia marcou, aos 63, o segundo tento dos “colchoneros”, que igualaram a diferença de golos dos catalães (43-9 contra 44-10), num jogo em que Tiago atuou os 90 minutos.

O “onze” de Diego Simeone respondeu, assim, ao FC Barcelona, que sábado recebeu e venceu o Villareal por 2-1, com um “bis” do internacional brasileiro Neymar, que, a meio da semana, havia logrado um “hat-trick” face ao Celtic, na “Champions”.

O Atlético de Madrid e o FC Barcelona continua a par e agora cinco pontos à frente do Real Madrid, que, sem golos de Cristiano Ronaldo, só somou um ponto no reduto do Osasuna (2-2) e graças a Pepe, com um tento aos 80 minutos, no sábado.

Nos outros jogos de hoje, destaque para o guarda-redes internacional português Beto, que impediu que o Sevilha perdesse na receção ao Athletic de Bilbau (1-1), ao defender uma grande penalidade em cima do intervalo.

No período de descontos da primeira parte, Beto parou o pontapé de Susaeta, que já havia marcado aos seis minutos, depois de, aos quatro, Alberto Moreno ter inaugurado o marcador.

O guarda-redes luso, Diogo Figueiras e Daniel Carriço jogaram os 90 minutos no Sevilha, que saltou para o sétimo lugar, enquanto o conjunto basco reforçou o quarto, mantendo-se a oito pontos do Real Madrid, terceiro.

Por seu lado, a Real Sociedad, sexta colocada, esteve também em evidência, ao recebeu e golear o “lanterna vermelha” Bétis por 5-1, com dois golos de Agirretxe.

Ansotegui, o francês Antoine Griezmann e Xabi Prieto apontaram os outros tentos dos bascos, com Jorge Molina a faturar para os forasteiros, fazendo então o 1-1, aos 19 minutos.

O Almeria, com Nelson os 90 minutos e Hélder Barbosa a partir dos 64, empatou a zero na receção ao Espanyol.