O internacional português Duda saltou sábado do banco para fazer a assistência que permitiu ao paraguaio Roque Santa Cruz selar o triunfo caseiro do Málaga sobre o Getafe (1-0) na 13.ª jornada da Liga espanhola de futebol.
Duda entrou aos 68 minutos, para o lugar do compatriota Eliseu, e, aos 75, centrou para Santa Cruz selar de cabeça o quarto triunfo na prova do “onze” de Bernd Schuster, que, desta forma, se afastou dos lugares de despromoção.
Na formação da casa, que ascendeu provisoriamente ao 13.º posto, com 17 pontos, menos seis do que o Getafe, sétimo, o defesa esquerdo Antunes jogou os 90 minutos, enquanto Flávio Ferreira não saiu do banco dos suplentes.
Também em jogo disputado sábado, o brasileiro Neymar voltou hoje a assumir o papel do ausente Lionel Messi e a conduzir o FC Barcelona ao triunfo, com um “bis” sobre o Villarreal (2-1).
Depois do “hat-trick” de quarta-feira, na goleada ao Celtic (6-1), para a “Champions”, o “11” voltou a ser decisivo, ao inaugurar o marcador, aos 30 minutos, na transformação de uma grande penalidade, e ao selar o resultado final, aos 68, após preciosa assistência do chileno Alexis Sanchez.
O “Barça” ainda apanhou um susto aos 48 minutos, quando o argentino Mateo Musacchio restabeleceu a igualdade, mas o “bis” de Neymar Jr. selou mesmo o triunfo dos campeões, provisoriamente isolados na liderança, três pontos à frente do Atlético de Madrid, que recebe hoje o Valência.
Aconteça o que acontecer no Vicente Calderon, o “onze” de Tata Martino ficará cinco pontos à frente do rival Real Madrid, que não conseguiu mais do que um 2-2 no reduto do Osasuna, onde foi salvo por um tento do internacional luso Pepe, aos 80 minutos.
A formação madrilena esteve mesmo a perder por 2-0, por culpa de um “bis” de Oriol Riera, aos 16 e 39 minutos, e ainda viu a situação piorar aos 44, quando Sérgio Ramos viu o segundo cartão amarelo e somou mais uma expulsão.
Ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, os “merengues” conseguiram restabelecer a igualdade, por Isco, que, aos 80, foi o autor do cruzamento para o cabeceamento vitorioso de Pepe, já com os locais também com 10, por expulsão do chileno Francisco Silva, aos 79, igualmente por acumulação de amarelos.
Na formação “merengue”, destaque para o “zero” de Cristiano Ronaldo, que havia marcado nos seus últimos oito jogos (15 golos), incluindo dois com a seleção lusa, depois do desaire no reduto do FC Barcelona (1-2), a 26 de outubro.
No outro encontro de sábado, o Granada venceu por 2-0 no reduto do Rayo Vallecano, que teve Zé Castro no banco, com tentos de Fran Rico (35 minutos) e Riki (89).