A Comissão Europeia abriu um expediente por ajudas públicas ilegais a sete clubes de futebol espanhóis, entre eles Real Madrid e FC Barcelona, informou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol.

José Manuel García-Margallo explicou que as investigações começaram «há vários anos e analisavam os acordos para diferir o pagamento de impostos que os clubes espanhóis têm em atraso.

Além dos dois maiores clubes espanhóis o expediente abrange ainda o Athletic de Bilbau, Osasuna, Valência, Elche e Hercules.

No caso do Real Madrid, Barcelona, Atlético de Bilbau e Osasuna o expediente deve-se ao facto de não se terem convertido em Sociedades Anónimas Desportivas e os outros três pelas ajudas públicas recebidas.

O Real Madrid terá ainda que responder pela operação relacionada com a sua zona desportiva de Valdebebas, nos arredores de Madrid e o Athletic de Bilbau pelo novo estádio.

Bruxelas analisa também supostas vantagens fiscais concedidas a clubes espanhóis de futebol vinculadas a possíveis reduções de dívidas fiscais e de segurança social.

No verão, Bruxelas reabriu a investigação analisando a situação dos quatro clubes espanhóis da primeira liga que não são sociedades anónimas desportivas, depois de receber uma queixa pelas possíveis vantagens que esse estatuto daria às equipas.

A investigação começou em 2009 depois de os serviços de Concorrência de Bruxelas terem recebido uma queixa com argumentações idênticas.

Perante a falta de avanços na investigação, os queixosos recorreram em dezembro de 2011 ao escritório do Defensor do Povo europeu para protestar pela lentidão com a que o Executivo comunitário estava a gerir o caso e pela falta de conclusões.