A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a abertura de uma investigação formal a sete clubes espanhóis por terem supostamente recebido ajudas ilegais do Estado. Barcelona, Real Madrid, Athletic Bilbau, Osasuna, Valência, Elche e Hércules são os emblemas na mira do organismo europeu.

As suspeitas comunitárias recaem sobre alegadas isenções fiscais, avais financeiros e permutas de terrenos, o que Bruxelas considera uma preocupação, pois configuraram «vantagens significativas para os clubes beneficiários em detrimento de aqueles que devem funcionar sem essa ajuda».

Paralelamente, o executivo europeu irá ainda investigar possíveis privilégios fiscais concedidos desde 1990 a Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbau e Osasuna, pois estes quatro clubes estão «isentos da obrigação geral de que os clubes de futebol profissional se transformem em sociedades anónimas desportivas (SAD)», de acordo com a nota divulgada pela Comissão.

À margem destas investigações, o Real Madrid será isoladamente questionado pela sua permuta de terrenos com a Câmara da capital espanhola em 2011. Igual procedimento será adotado para os clubes da Comunidade Autónoma Valenciana com vista a alegados favorecimentos a Valência, Elche e Hércules.