Augusto César Lendoiro, presidente do Deportivo da Corunha desde 1988, anunciou hoje que retirou a sua candidatura às eleições, pelo que deixará o cargo quando for nomeado o novo conselho de administração a 21 ou 22 de janeiro.

Londoiro, há mais de 25 anos presidente do clube galego de futebol, revelou a sua decisão numa conferência de imprensa convocada de urgência, depois de na sexta-feira ter sofrido a sua primeira derrota na junta de acionistas. Nessa reunião chumbaram todos os pontos da ordem do dia e Lendoiro não aceitou submeter a votação a cessação de funções do conselho de administração e a nomeação de outro.

«Este é um dia verdadeiramente importante que ficará gravado no calendário pessoal, familiar e 'deportivista'», afirmou Lendoiro, frisando que decidiu retirar a sua candidatura porque na junta de credores - «uma espécie de primárias», disse - ficou claro que os acionistas desejam mudança.

«Não devemos ser nós a pôr paus nas rodas do 'deportivismo'», acrescentou o dirigente, sublinhando que é preciso aceitar a derrota na assembleia de acionistas «como desportista e entender que após 25 anos as pessoas querem mudanças».

Lendoiro garantiu que não quer provocar divisões no 'deportivismo', que, na sua opinião, está a fraturar-se com tantas declarações. Na segunda-feira, o candidato Tino Fernández, que era o seu principal opositor, apelidou-o de presidente "okupa".

O líder cessante prognosticou que, se fosse a eleições, teria dois representantes num conselho de administração de cinco elementos e que essa divisão não ajudaria o clube. «Entendemos que é o melhor para o clube, não para nós. A nós interessava ir ver o que se passa, mas íamos destroçar o clube», afirmou.

A conter as lágrimas, Lendoiro assumiu que os seus dias no clube estão contados e lembrou que o Deportivo é o líder da II Liga espanhola e está «fenomenalmente» colocado para regressar ao escalão maior.

Agora, até final do mandato, vai concentrar-se em «fechar um convénio» decisivo para o "Depor" na junta de credores do próximo dia 10 de janeiro.

Lendoiro, eleito pela primeira vez a 13 de junho de 1988, transformou um clube que estava fora da primeira divisão há quase duas décadas num clube vencedor, que ganhou a alcunha de "Super Depor" nos anos 90.

Os sucessivos investimentos valeram-lhe um título de campeão de Espanha (2000), duas edições da Taça do Rei (1995 e 2002), três da Supertaça de Espanha (1995, 2000 e 2002) e a presença nas meias-finais da Liga dos Campeões (2004), mas custou-lhe também uma dívida de 160 milhões de euros, dos quais 100 às finanças.