A nova direção do FC Barcelona reafirmou hoje ter pago 57,1 milhões de euros (ME) pela transferência do futebolista brasileiro Neymar, e assegurou que se irá manter em funções, a despeito da demissão do presidente Sandro Rosell.

Os dirigentes catalães negam ter mentido e revelam detalhes do contrato celebrado com o jogador brasileiro, que vai auferir um salário total de 56,7 ME brutos ao longo dos cinco anos de vigência do vínculo.

No total, o Barça estima um montante total de 86,2 ME, devido a despesas relacionadas com a chegada de Neymar em 2013 e a outras à margem da operação, além do salário de base que o jogador vai auferir, cerca de 8,8 ME.

Além do valor da transferência, 57,1 ME, a Direção do FC Barcelona revela um prémio de assinatura ao jogador de 10 ME, uma comissão para o empresário de 2,7 ME, sendo o restante repartido entre várias despesas, nomeadamente um contrato de marketing comercial de 4 ME, um acordo entre as fundações do clube e do jogador , num valor de 2,5 ME, e o direito de opção por três jovens jogadores do Santos, anterior clube de Neymar, por 9,9 ME.

“O pai do jogador autorizou-nos a quebrar a confidencialidade dos contratos, por considerar que tudo o que se tem passado é injusto”, disse o novo presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, que assumiu estas funções na sequência de quinta-feira da demissão do seu antecessor, Sandro Rosell, devido ao escândalo em torno da transferência de Neymar.

Na última segunda-feira, o diário espanhol El Mundo, citando o teor dos contratos da transferência, revelou que o Barça tinha gasto um total de 95 ME com a aquisição do craque brasileiro.

“Nunca mentimos”, assegurou Josep Maria Bartomeu, reafirmando que a transferência custou 57,1 ME ao clube, enquanto o responsável pela gestão do futebol, Raul Sanllehi, expôs os pormenores do contrato de Neymar.

Sanllehi apresentou documentos nos quais explicou, pela primeira vez, a existência de uma promessa ao jogador de um salário anual de 8,8 ME brutos, que correspondem a 56,7 ME ao longo dos cinco anos de contrato, incluindo o prémio de assinatura do seu empresário, e acrescentou que Neymar decidiu vir para o clube “por uma oferta inferior à que poderia ter obtido de outros clubes”.