O treinador argentino Gerardo “Tata” Martino felicitou hoje os futebolistas do FC Barcelona pelo profissionalismo demonstrado, com o 3-0 ao Málaga, depois de uma semana “muito difícil” no terreno institucional, com a demissão do presidente Sandro Rosell.

“Foi uma semana muito difícil e (os jogadores) deram uma mostra de muito profissionalismo, demonstrando qual deve ser o objetivo”, disse o técnico, em conferência de imprensa, após um triunfo que confirmou a liderança na Liga espanhola.

Sem querer dramatizar a situação atual, Martino lembrou que, nos últimos anos, o plantel do FC Barcelona passou por situações bem mais complicadas, em referência aos problemas de saúde do ex-treinador Tito Vilanova e do ex-jogador Eric Abidal.

“Estes jogadores enfrentaram problemas muito mais sérios. Sofreram questões de saúde de companheiros e treinador e sempre seguiram em frente. Eles entendem que devem falar no campo”, frisou o treinador argentino.

No que respeita ao jogo com o Málaga, da 21.ª jornada da Liga espanhola, Martino destacou a “boa circulação” de bola e as “muitas ocasiões” de golo da formação “culé”, lamentando apenas a falta de pontaria.

“Face a tantas situações de golo, creio que foi um resultado curto, mas também tenho que reconhecer que eles poderiam ter empatado no início da segunda parte”, disse.

Quanto ao argentino Lionel Messi, o técnico desvalorizou o “zero” em termos de golos: “É um futebolista que está capacitado para todos os papéis. Tem uma capacidade assombrosa para descobrir espaços e fazer assistências”.

Com o triunfo de hoje, o FC Barcelona, que somou a 59.ª jornada seguida na liderança, manteve-se em igualdade pontual com o Atlético de Madrid (vantagem na diferença de golos) e com mais um ponto do que o Real Madrid, que vai voltar a dormir em terceiro.