O Real Madrid apresentou esta sexta-feira o projeto de remodelação do Estádio Santiago Bernabéu, que custará cerca de 400 milhões de euros, e ambiciona transformá-lo no melhor recinto de futebol do mundo.
De acordo com o projeto apresentado pelo presidente do clube da Liga espanhola, Florentino Pérez, o estádio terá um teto amovível e uma nova zona envolvente, que contará com uma parte comercial e de restauração.
Um concurso internacional para a remodelação do Santiago Bernabéu foi lançado em 2012 e o clube escolheu o gabinete de arquitetura alemão GMP, juntamente com o escritório catalão L35 e o arquiteto Josep Ribas.
“Apesar de estarmos numa fase preliminar de análise dos custos, o investimento estimado será de cerca de 400 milhões de euros, mas poderá gerar um aumento de mais de 30 por cento das receitas atuais de exploração do estádio”, disse Florentino Perez.
As duas grandes novidades serão o teto retrátil e um ecrã gigante em todo o interior do estádio, que será visível em qualquer parte das bancadas.
“Queremos que o Santiago Bernabéu passe a ser o melhor estádio do mundo, com um conforto e uma modernidade máxima, onde a sensação de viver um jogo de futebol possa ser inolvidável. Deverá ser um ícone da arquitetura moderna da cidade de Madrid”, disse o presidente do Real Madrid, que não adiantou uma data para a conclusão do processo.
O Santiago Bernabéu, que hoje tem cerca de 80 mil lugares, foi inaugurado em 1947 como Estádio de Chamartin, nome do bairro onde está situado, e oito anos depois foi rebatizado com o nome de um antigo presidente dos “merengues”, tendo já sido alvo de várias remodelações.