O Valência foi até Camp Nou vencer o Barcelona por 3-2, numa grande exibição da formação de Juan Antonio Pizzi.

O Barcelona bem pode queixar-se de si próprio, numa noite de total desinspiração de toda a equipa, começando na defesa e acabando no ataque. Messi foi uma sombra de si mesmo e a defesa culé  "meteu água" por todos os lados.

E até entrou bem a equipa de Tata Martino. Aos sete minutos, após jogada de insistência, um cruzamento de Messi encontrou Alexis Sanches ao segundo poste. O chileno fez um remate contra o relvado, fazendo a bola passar por cima do guarda-redes Diego Alves.

Aquilo que poderia ser o pronúncio de mais uma goleada catalã apenas serviu para adormecer a equipa.

O técnico Che, Juan António Pizzi, montou uma equipa para jogar em contra-ataque, com Paco Alcacer na frente de ataque, apoiado pelos rapidíssimos Feghouli e Piatti.

Depois de Ricardo Costa ter falhado o empate numa saída em falso de Valdez, os valencianos fizeram o 1-1 aos 44 minutos por Parejo, a passe de Feghouli, em jogada de contra-ataque.

No início do segundo tempo, Piatti fez o 2-1 num golo quase impossível. Feghouli ganhou a Alba, cruzou para a área, Piqué desviou, Valdez saiu em falso e o baixinho Piatti ganhou a Dani Alves no ar e colocou a formação Che em vantagem.

Messi, que estava a ser uma sombra de si mesmo, empatou aos 54 minutos, numa grande penalidade muito contestada, por suposta mão de Ricardo Costa.

Mas logo a seguir, em novo desentendimento defensivo culé, Paco Alcacer fez o 3-2, aproveitando mais um passe de Feghouli, que ganhou a bola a Iniesta e Jordi Alba.

Aos 78 Jordi Alba viu o segundo amarelo e foi expulso e mesmo no final, o Barcelona poderia ter empatado, na melhor jogada da equipa em todo o jogo. Depois de sucessivas tabelinhas entre Messsi e Iniesta, o argentino tirou dois adversários do caminho mas rematou para fora, para espanto dos adeptos e dos colegas que já se preparavam para gritar golo.

O Barcelona perder assim pela primeira vez em casa esta época e perde pela primeira vez em Camp Nou para o Valência nos últimos sete anos.

Atlético Madrid e Real podem aproveitar para passarem para a frente do campeonato.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.