A morte de Luis Aragonés deixou hoje o futebol espanhol de luto, com o seu sucessor no cargo de selecionador de Estanha, Vicente del Bosque, a lembrar um “homem chave” do desporto do país.

“É um dia triste para o nosso futebol. Perdemos um homem chave da história moderna do desporto”, referiu Del Bosque, para quem este dia vai ser recordado com “muita tristeza”.

Para o atual selecionador espanhol, o trabalho do seu antecessor, campeão europeu em 2008, foi decisivo para o caminho vitorioso da Espanha, que venceu depois o Mundial2010 e o Euro2012.

“Sem dúvida, ele marcou o caminho nesta última etapa tão vitoriosa. Tinha uma grande experiência como treinador e eu, pessoalmente, tinha um apreço especial por ele”, disse Del Bosque.

O presidente do Atlético de Madrid, clube no qual Aragonés teve o seu maior período de sucesso, lembrou um grande jogador e treinador.

“Luis Aragonés foi um grande jogador e treinador, mas antes de tudo era uma grande pessoa e um amigo”, escreveu na sua conta na rede social Twitter.

O avançado David Villa, atualmente no Atlético de Madrid e melhor marcador da história da seleção espanhola, considerou que hoje “é um dia muito triste”, porque “parte um dos maiores”.

“Obrigado por me ensinar grande parte do que sou”, concluiu o avançado, numa mensagem deixada no Twitter.

Também o médio Andrés Iniesta, do FC Barcelona, agradeceu a Aragonés por tudo o que lhe ensinou.

“Muito obrigado por tudo o que nos ensinaste, por tudo o que nos deste... Recordar-te-emos. Até sempre mister. DEP [descansa em paz]”, escreveu na mesma rede social.

Os jogadores do Real Madrid Sergio Ramos e Xabi Alonso também utilizaram o Twitter para recordar o antigo selecionador, com quem se sagraram campeões europeus.

“Um dia muito triste. Faleceu o sábio Luis Aragonés. Nunca poderei esquecer os teus conselhos e ensinamentos. DEP mister”, escreveu Sergio Ramos.

Para Xabi Alonso “partiu um dos grandes, é um dia muito triste”, lembrando a sua personalidade, que o marcou “para toda a vida”.

O guarda-redes Iker Casillas, do Real Madrid, considerou que morreu “uma das pessoas mais influentes” e “a quem o futebol deve estar agradecido”.

“A nível pessoal, devo-lhe muito. Influenciou-me muito desde os 26 anos. Sempre tive muito carinho por ele e consta-me que era recíproco. Quero enviar os pêsames à sua família. Saibam que Luis estará num lugar privilegiado na historia do nosso futebol. É um dia triste para o futebol espanhol”, afirmou.

O treinador Rafael Benitez, do Nápoles, disse que morreu uma “lenda do futebol espanhol, como jogador, como treinador e como selecionador”.

Antigos clubes de Aragonés, como Atlético de Madrid, FC Barcelona, Real Madrid, Valência e Fenerbahçe também já expressaram o seu pesar pela morte do técnico.