Jona Mejía Ruiz, avançado do Vitória de Guimarães emprestado ao Real Jaén, não queria acreditar quando soube que ia ser multado em 2 mil euros pela federação espanhola por ter exibido uma camisola de apoio a crianças vítimas de cancro.

"Não dá para acreditar. Era uma camisola para apoiar as crianças, estava uma menina com cancro a assistir ao jogo. A multa de 2 mil euros é incrível", afirmou o jogador depois de tomar conhecimento da decisão da federação espanhola de futebol.

No passado sábado, o avançado hondurenho de 25 anos marcou dois golos ao Las Palmas, em jogo da segunda divisão espanhola, e para assinalar o "Dia Internacional do Cancro Infantil" levantou uma camisola com a mensagem: "ânimo pequeninos".

Ora o gesto não passou despercebido e o Comité de Disciplina da competição seguiu à risca os regulamentos e multou Jona Mejía Ruiz em 2 mil euros "em aplicação do artigo 91 do Código de Disciplina".

O regulamento prevê que, "o jogador que, por ocasião de ter alcançado um objetivo ou alguma outra causa decorrente dos acontecimentos do jogo, levante a camisola e exiba qualquer tipo de slogan publicitário, legenda, siglas, logótipos ou imagens, sejam elas quais forem, ou seja qual for o conteúdo ou finalidade, será punido, como o autor de um crime grave, com multa de 2.000 a 3.000 euros e admoestação".