O diário francês Le Monde vai recorrer ao Tribunal Constitucional espanhol da indemnização que foi condenado a pagar ao Real Madrid e ao FC Barcelona por atentado à honra num artigo que evocava a dopagem no futebol.
Em causa está um artigo do jornal francês, de dezembro de 2006, intitulado “Dopagem: o futebol depois do ciclismo”, no qual se aludia a uma ligação do Real Madrid e do FC Barcelona ao médico espanhol Eufemiano Fuentes, o epicentro da rede de dopagem desmontada na “Operação Puerto”.
"O Le Monde decidiu recorrer ao Tribunal Constitucional" da sentença que o condena a pagar 300 mil euros ao Real Madrid e 15 mil ao FC Barcelona por atentar contra a honra e o bom nome dos dois clubes, explicou em comunicado o jornal francês. Uma porta-voz do diário escusou-se, no entanto, a adiantar, "por enquanto", qual será a base jurídica da defesa.
No entanto, no mesmo comunicado, o jornal recorda que o artigo que publicou em 2006 - que esteve na origem da decisão do Supremo espanhol, conhecida na segunda-feira - estava suportado por "provas" de que o Real Madrid e o Barcelona mantinham vínculos com o médico Eufemiano Fuentes, condenado por prática ilegal de medicina desportiva na "Operação Puerto".
Numa primeira reação à condenação de segunda-feira, o autor da notícia e responsável da secção de desporto do Le Monde, Stéphane Mandard, considerou que a decisão representava uma "vontade de matar a imprensa que investiga". Mandard assegura que teve acesso a "documentos confidenciais" que comprovam que Fuentes tinha assessorado os departamentos médicos do Real Madrid e do FC Barcelona.
Além da indemnização aos clubes, o Le Monde e o seu jornalista Stéphane Mandard foram condenados a pagar 30 mil a Alfonso del Corral, diretor do departamento médico do Real Madrid.
O tribunal estimou que existiu “um atentado ao direito de honra” e que, apesar de o artigo ser “indiscutivelmente de interesse geral”, a informação contida neste não pode ser comprovada, já que as verificações do jornalista foram “insuficientes”.