Uma tarde indomável do futebolista argentino Lionel Messi, que hoje se tornou no melhor goleador de sempre da história do FC Barcelona, permitiu aos catalães golear impiedosamente o Osasuna por 7-0.

Um dia depois de ver os seus rivais madrilenos vencerem pela margem mínima para segurarem os dois primeiros lugares da tabela, o “Barça” estava obrigado a vencer para voltar a reduzir a distância para o primeiro classificado, o Real Madrid, e para o segundo, o Atlético de Madrid, que agora estão, respetivamente, a quatro e um pontos.

Mas a tarefa não intimidou os catalães, que diante de um Osasuna de fundo de tabela, cedo começaram a mostrar o seu futebol poderoso.

O inevitável Lionel Messi abriu o marcador aos 18 minutos, respondendo com sucesso a uma assistência de Alexis Sánchez, e aliviou, desde logo, a pressão para os homens da casa.

O segundo golo demorou pouco, exatamente quatro minutos, e teve, mais uma vez o contributo do jogador chileno que, depois de assistir para o 1-0, viu Jordi Alba oferecer-lhe o 2-0.

Imparáveis, os “culés” continuaram a massacrar os visitantes, com Iniesta, assistido por Busquets, a fazer o terceiro aos 34 minutos.

A passagem pelos balneários não travou o ímpeto goleador do “Barça”, que viu a sua estrela maior tornar-se o melhor goleador de sempre da sua história.

Messi, o quádruplo Bola de Ouro, é agora, mais concretamente desde o minuto 63 do jogo da 28.ª jornada da Liga espanhola, também o melhor marcador dos catalães, tendo em conta particulares e jogos não oficiais.

O argentino, que assinou o 30.º tento da época, já detinha o recorde de golos em jogos oficiais, mas com o “bis” deste tarde chegou aos 370 golos com a camisola dos catalães, superando Paulinho Alcântara, que marcou 369 golos em 357 jogos pelo FC Barcelona entre 1912 e 1927.

Tello, aos 78 minutos, ampliou a goleada para 5-0, um resultado que seria ainda mais expressivo, com novo golo de Messi, dois minutos depois.

“La Pulga” estava indomável e haveria ainda de assistir Pedro para o 7-0, concretizado no último minuto do tempo regulamentar.

Os “blaugrana” somam agora 66 pontos, mantendo-se a quatro do líder Real Madrid, que no sábado venceu o Málaga por 1-0 com um golo de Cristiano Ronaldo.

Também hoje o Elche não foi além de um nulo na receção ao Bétis de Sevilha.