O Athletic Bilbau reforçou hoje o quarto lugar do campeonato espanhol de futebol e ficou mais perto do acesso à Liga dos Campeões depois bater em casa o Getafe, por 1-0, em jogo da 29.ª jornada.

Em San Mamés, um golo de Susaeta, aos 40 minutos, foi suficiente para a formação basca garantir o triunfo e colocar-se provisoriamente com nove pontos de vantagem sobre a Real Sociedad, quinta classificada, que encerra segunda-feira a ronda no terreno do Almeria.

Com os “grandes” da Liga espanhola a entrarem em campo apenas no domingo, com destaque para o “clássico” Real Madrid-FC Barcelona, o Espanyol empatou a zero na receção ao Levante e perdeu a possibilidade de se isolar no oitavo lugar, num encontro em que os portugueses Simão Sabrosa e Pizzi foram titulares na equipa catalã.

Na luta pela manutenção, o Valladolid ainda esteve a vencer o Rayo Vallecano graças a um golo na própria baliza do internacional português Zé Castro, aos oito minutos, mas Bueno refez a igualdade e o resultado final aos 45.

Destaque ainda para o triunfo do Granada na receção ao Elche, por 1-0, com Brahimi a marcar o único tento da partida aos 63 minutos, enquanto o romeno Sapunaru, antigo jogador do FC Porto, foi expulso na formação forasteira, aos 71.