O FC Barcelona assumiu hoje a liderança provisória da Liga de futebol espanhola, com triunfo por 3-0 sobre o Celta de Vigo, na 30.ª jornada.

Duas horas antes os rivais da capital entrarem em campo, o Real em Sevilha (adversário do FC Porto na Liga Europa) e o Atlético em casa com o Granada, os catalães começaram a construir um triunfo que os coloca, provisoriamente, com dois pontos de avanço sobre as equipas de Madrid.

O êxito do Barcelona começou a ser desenhado bem cedo, com Messi (06 minutos) a rasgar a defesa e libertar Alexis Sanchez que tocou para Neymar que, sozinho, só teve de encostar.

Aos 30 minutos, Iniesta solicitou Messi que se esgueirou entre os centrais, fintou o guarda-redes e ampliou.

Na segunda parte, aos 67 minutos, Neymar correu para a baliza, fez um compasso de espera e chutou entre dois defesas, fazendo o 3-0 final.

Aos 23 minutos, Victor Valdez caiu sozinho e torceu joelho direito, tendo de abandonar o desafio com aparente lesão grave. O FC Barcelona já informou que o guarda-redes foi transportado ao hospital para realizar exames complementares para avaliar a gravidade da lesão.

O Barcelona soma agora 72 pontos, mais dois do que Atlético de Madrid e Real Madrid, enquanto o Celta de Vigo é 12.º com 33.