O vice-presidente do Barcelona Javier Faus deu esta quinta-feira voz à indignação do clube face à sanção imposta pela FIFA, de proibir a contratação de futebolistas até junho de 2015, devido à irregularidade com jovens jogadores.
“Investigaremos quem está por detrás de tudo isto e quando o pudermos demonstrar, diremos”, disse o dirigente em declarações à Rádio 4, referindo que “o que está a passar não é casual, nem inocente”.
Na quarta-feira, a Comissão Disciplinar da FIFA considerou graves as infrações na utilização de 10 jogadores menores de idade e decidiu sancionar o clube “com a interdição de efetuar transferências, tanto a nível nacional, como internacional, por dois períodos consecutivos”, o que equivale a uma época.
Javier Faus sustentou que o FC Barcelona está a ser vítima de toda uma “série de acusações” nos últimos cinco anos e que vão desde questões de doping, a agressões aos treinadores (os ex-técnicos Guardiola e Tito Vilanova).
“Agora o Messi, o Neymar... Tentam apagar a imagem do Barça, mas não o vão conseguir”, continuou.
Para o dirigente o importante é saber o que está por detrás de tudo o que está acontecer na investigação da FIFA e reiterou que “existe muita gente incapaz de digerir que o Barça ganhe tudo e há dez anos lidere o futebol”.
O vice-presidente, que falou antes da conferência de hoje do presidente Josep Maria Bartomeu, assegurou que não existe qualquer negligência do FC Barcelona e que nenhum clube do Mundo investe tanto na formação como os catalães.
“A regulamentação da FIFA é boa para a Ásia e para a América Latina, onde os fundos de investimento transferem 100 miúdos, ficam com um e abandonam os restantes”, referiu, explicando que o modelo do FC Barcelona “forma pessoas antes de futebolistas”.
Faus considerou que o clube não pode deixar que ataque um “modelo reconhecido mundialmente”, no qual os miúdos continuam a estudar e recebem formação.
Os dados recolhidos apontam para o período entre 2009 e 2013, na contratação irregular de jogadores comunitários menores de 16 anos e de extracomunitários menores de 18 anos.
Nos mesmos constam as contratações dos sul-coreanos Lee Seung Woo, Paik Seung Ho e Jan Gyeolhee, o francês Theo Chendri, o holandês Bobby Adenkaye e o camaronês Patrick Sousia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.