A FIFA aceitou o recurso interposto pelo Barcelona, e levantou assim a proibição do clube contratar jogadores durante um ano.

No início do mês, a entidade que gere o futebol mundial proibiu o FC Barcelona de adquirir novos jogadores durante 14 meses devido a irregularidades relacionadas com a contratação de jogadores menores.

Mas o Barcelona recorreu, argumentando que a decisão constituía uma "restrição dramática" das suas operações e pediu uma suspensão dos seus efeitos.

O presidente do Comité de Recursos da FIFA, Larry Mussenden, anunciou hoje em comunicado que concordou com o efeito suspensivo do recurso apresentado pelo Barcelona. Ou seja, o Barcelona poderá contratar jogadores enquanto não houver uma decisão sobre o recurso que apresentou.

Mussenden anunciou ter levado em conta "as sanções impostas ao clube, a complexidade do assunto, a data de início do próximo período de inscrições - 01 de julho de 2014 - e o facto de o Comité de Recursos da FIFA não conseguir tomar uma decisão com tempo suficiente para que um eventual novo recurso do clube para o Tribunal Arbitral do Desporto se decida antes do início do próximo período de inscrições".

O mesmo responsável garantiu que "todos os direitos do clube serão respeitados" no que toca aos procedimentos de recurso das decisões disciplinares.

O comité disciplinar da FIFA considerou o Barcelona "culpado" de infrações "graves" das regras na contratação de jogadores menores de idade e deu 90 dias aos campeões espanhóis para regularizarem a situação de 10 futebolistas menores.

No período de suspensão aplicado - 14 meses - incluem-se duas "janelas" de mercado: uma a começar em julho e a terminar no início da época em Espanha e outra a começar em janeiro de 2015.