O espanhol Tito Vilanova, ex-treinador de futebol do FC Barcelona, foi submetido na quinta-feira passada a uma operação relacionada com o cancro que lhe foi detetado em 2011, informam vários órgãos de comunicação espanhóis.

Segundo a agência EFE, a intervenção efetuada em Barcelona teve como objetivo tratar uma obstrução no estômago, que impedia Tito Vilanova de ingerir alimentos.

"Tito teve de ser hospitalizado na sexta-feira, segundo as primeiras informações, após um agravamento do cancro da glândula parótida de que sofre há algum tempo e teve de ser operado na quinta-feira à tarde, numa intervenção programada anteriormente", escreve o diário catalão Sport, mais conotado com o FC Barcelona.

A Marca diz que se tratou de uma "operação de urgência devido a complicações gástricas" e dá conta de que Vilanova se encontra em "estado muito grave".

Vilanova, de 45 anos, sucedeu a Pep Guardiola, de quem era adjunto, como treinador do FC Barcelona em 2012/13, já depois de lhe ter sido detetado o cancro em novembro de 2011. Em dezembro de 2012, uma recaída obrigou-o afastar-se e levou-o a Nova Iorque para se submeter a tratamento. Regressou em abril de 2013, mas a 19 de julho renunciou ao cargo, devido a outro agravamento.