O internacional português Pizzi foi hoje expulso na derrota do Espanyol no terreno do Real Valladolid, por 1-0, um resultado que permite à equipa da casa sonhar com a manutenção, na 36.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

O extremo luso, que está emprestado pelo Benfica até final da temporada, viu o segundo cartão amarelo, e o respetivo vermelho, aos 72 minutos, numa altura em que a sua equipa já estava em desvantagem no marcador, devido a um golo do sérvio Rukavina, aos 20. Simão Sabrosa também foi titular na equipa catalã.

Este triunfo permite ao Valladolid continuar a lutar pela permanência no principal escalão, embora continue em zona de despromoção, a um ponto da salvação.

Mais fácil ficou a vida do Elche que, com um triunfo por 1-0 no terreno do Málaga, praticamente assegurou a manutenção, colocando-se quatro pontos acima da “linha de água”.

Destaque também para os dois golos de Nolito, ex-jogador do Benfica, na vitória do Celta do Vigo no campo do Osasuna, por 2-0.

Antes, o Barcelona ficou praticamente afastado da renovação do título espanhol com um empate (2-2) na receção ao Getafe, num jogo também marcado por uma comovente homenagem a Tito Vilanova.

Num Camp Nou lotado, o antigo treinador, que morreu na semana passada aos 45 anos vítima de cancro, foi recordado antes do início da partida com um filme de dois minutos em que vários jogadoras e figuras históricas do clube se despedem de Vilanova com mensagens em catalão.

No relvado, o FC Barcelona também não teve razões para sorrir, já que o segundo golo de Lafita na partida, aos 90+2 minutos, deu o empate ao Getafe e deixou a formação da casa com muito poucas probabilidades de conquistar o seu quinto título espanhol dos últimos seis anos.

Mesmo muito apagado neste final da temporada, o argentino Lionel Messi deu vantagem aos catalães, aos 23 minutos, mas Lafita anulou a diferença, aos 37.

Na segunda parte, o chileno Alexis Sanchez parecia ter garantido a vitória ao FC Barcelona, com um remate certeiro aos 67 minutos, mas um cabeceamento de Lafita nos descontos acabou por “gelar” Nou Camp.

Com este resultado, a formação de Tata Martino, segunda classificada, colocou-se a três pontos do Atlético Madrid, líder, que visita o Levante no domingo.

Em caso de vitória, a equipa da capital espanhola, finalista da Liga dos Campeões, fica a apenas a um ponto de conquistar o 10.º campeonato da sua história.

A jornada poderá ainda ser mais “negra” para o FC Barcelona, já que o Real Madrid pode igualar o seu eterno rival no segundo lugar, caso derrote em casa o Valência, ficando ainda com menos um jogo disputado do que os catalães.