O presidente do Conselho Superior de Desporto (CSD) espanhol, Miguel Cardenal, considerou esta quinta-feira que a multa de 12 mil euros imposta ao Villarreal pelo lançamento de uma banana a Dani Alves é “insuficiente” e pretende alterá-la.
“No que estiver ao nosso alcance vamos tentar recorrer. Vamos também estudar o assunto na Comissão Nacional Antiviolência”, disse Cardenal, em declarações à TVE.
O presidente de CSD afirmou que um gesto como o que aconteceu no estádio El Madrigal “merece uma sanção superior, porque é preciso dar uma mensagem clara à sociedade”.
Miguel Cardenal considerou absurdo entrar numa discussão sobre se há mais ou menos racismo no futebol espanhol, afirmando: “É preciso é ter sempre tolerância zero e lutar contra o racismo de todas as formas possíveis”.
Na quarta-feira, o Villarreal foi condenado pelo órgão de disciplina da Real Federação Espanhola de Futebol ao pagamento de uma multa de 12 mil euros devido ao lançamento de uma banana para o futebolista brasileiro do FC Barcelona Dani Alves, interpretado como insulto racista.
A 27 de abril, Dani Alves deu uma trinca numa banana que lhe foi atirada das bancadas, quando marcava um canto durante a vitória por 3-2 do Barcelona em Villarreal, na 35.ª jornada da Liga espanhola de futebol.
O gesto racista do adepto – entretanto detido e proibido de entrar no estádio - levou a uma onda de contestação e solidária na luta contra o racismo, com vários movimentos nas redes sociais e declarações de várias figuras mundiais como Dilma Rousseff, presidente do Brasil e Joseph Blatter, presidente da FIFA.