O Levante venceu hoje na receção ao vizinho Valência por 2-0, em encontro da 37.ª e penúltima jornada da Liga espanhola de futebol, ultrapassando os visitantes no oitavo lugar da classificação.

O Valência sofreu o primeiro golo aos 70 minutos, marcado por Ângel, que entrara momentos antes e que aproveitou uma má intervenção do central português Ricardo Costa, acompanhado pelo compatriota João Pereira desde início.

E foi outro jogador que saltou do banco na segunda parte, o austríaco Andreas Ivanschitz, que, 11 minutos depois, aos 81, apontou o segundo golo dos anfitriões, que mantiveram o português Sérgio Pinto entre os suplentes.

Um desfecho que permite ao Levante ultrapassar o Valência, provisoriamente, no oitavo lugar, com 48 pontos, mais dois do que o adversário de hoje e que Celta de Vigo, que tem menos uma partida disputada.

Também hoje, o Villarreal goleou em casa o Rayo Vallecano por 4-0 e ainda acalenta a esperanças de se apurar para a Liga Europa.

O “submarino amarelo” segue no sétimo posto, com 56 pontos, a dois pontos da Real Sociedad, que tem menos um jogo disputado, precisamente o que fará domingo, em dia de dérbi basco, no reduto do Athletic, já apurado para o “play-off” da Liga dos Campeões.

Marcaram pelo Villarreal o nigeriano Ikechukwu Uche (22 minutos), Bruno (42), Jonathan Pereira (55) e Jaume Costa (64).

O Rayo Vallecano, que jogou reduzido a 10 unidades desde os 63 minutos, por expulsão do defesa direito Arbilla, é 11.º, provisoriamente, com 34 pontos.

O campeonato espanhol é liderado pelo Atlético de Madrid, com 88 pontos, mais três do que o FC Barcelona, equipas que se defrontarão na capital da Catalunha, na derradeira jornada da prova.

Antes, domingo, os madridistas recebem o Málaga e os “culés” visitam o Elche, sendo que os “colchoneros” podem chegar já ao título, caso vençam e o “Barça” perca pontos.