O Atlético de Madrid viajou hoje para Barcelona, onde sábado se apresenta em vantagem para uma inesperada "final" da Liga espanhola de futebol, um feito que o treinador Diego Simeone reconhece que "nunca imaginou".

Para a conquista da Liga no Camp Nou, Simeone convocou todos os seus jogadores, incluindo o português Tiago e o brasileiro naturalizado Diego Costa, melhor marcador da equipa e já recuperado de lesão.

Em Barcelona, Gerardo "Tata" Martino, o treinador do "Barça", que precisa de ganhar para ser campeão, evita falar do seu quase certo adeus ao futebol da cidade condal e reafirma: "Não há título que altere a minha carreira".

Na última conferência de imprensa antes do jogo, Simeone fez por retirar pressão da oportunidade perdida que foi empatar em casa com o Málaga - a vitória teria dado o título aos "colchoneros" - e disse que "o mais lógico" era mesmo chegar com o título em jogo nesta última jornada.

Mesmo tendo a final da Liga dos Campeões no fim de semana seguinte, a prioridade absoluta é, por agora, a Liga nacional: "Temos dez dias de trabalho pela frente e agora estamos concentrados no jogo de amanhã (sábado). Vivemos o presente, a realidade do dia a dia. Nestas ocasiões, ninguém pensa no jogo da próxima semana, por uma questão de lógica do respeito e importância do próximo jogo".

Simeone espera um jogo "que se resolva rapidamente" e antevê um arranque "muito forte" do adversário: "O aspeto mental do arranque vai determinar o desenrolar do jogo, vai ser essencial concentração e determinação".

"Espero o melhor Barcelona destes últimos tempos. Jogam no seu estádio, com os seus adeptos, sentem-se fortes em casa e têm um plantel extraordinário. Espero o Barcelona mais complicado do que o que temos enfrentado nos últimos tempos", disse, aludindo aos últimos cinco jogos, que terminaram com uma vitória do Atlético e quatro empates.

Para Simeone, o "Barça" é "perigoso com qualquer tipo de sistema e jogadores" - explicando que pode ser mais vertical com Pedro e Alexis e com mais posse de bola com Fabregas e Iniesta: "Têm variantes que fizeram dele na última décasa muito perigoso. Preparámo-mos em função das duas alternativas".

À frente do FC Barcelona para o seu quase certo último jogo "blaugrana", Martino diz "querer ganhar com toda a alma".

"Mas a minha carreira não terá uma mudança fenomenal, eu decido o que quero ser, não há título que modifique a minha carreira", disse o técnico.

Sobre o jogo de sábado, afirma que poderá ser "o primeiro título destes jogadores fazendo uma época normal", porque os troféus conquistados nas épocas anteriores foram "extraterrestres".

O plantel sente que "é uma oportunidade única" e Martino defende que o fator emocional se sobreporá a qualquer esquema tático: "Nestes jogos, o que tem a ver com a emoção supera largamente os argumentos futebolísticos".

Sabendo que em cinco jogos na época nunca ganhou ao Atlético, defende que vai ser importante "rodar a bola rapidamente e com precisão", para vencer um adversário a quem serve o empate.

Martino espera chegar à vantagem ainda na primeira parte, porque, contra o FC Barcelona, os adversários "fecham-se mais e custa encontrar espaços" com o decorrer dos minutos.

Gerard Piqué, Jordi Alba e Neymar estão recuperados e poderão jogar, mas Martino não quis dar pistas sobre a sua utilização, destacando apenas o "esforço" e "vontade" de recuperação daqueles elementos: "Provavelmente não estão nas melhores condições, mas não se trata de jogar seis jogos de seguida, só falta um e é de 90 minutos".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.