O que Paulo Futre mais teme para o jogo de sábado decisivo para o título espanhol de futebol entre o FC Barcelona e o “seu” Atlético de Madrid é que Lionel Messi esteja em “dia sim”.

“Tenho medo que o Messi esteja em `dia sim´, tenho medo do meio-campo do Barcelona, que o Xavi, o Busquets e o Iniesta estejam bem, porque se eles fizerem um jogo perfeito ninguém os aguenta”, disse hoje Paulo Futre em entrevista à Agência Lusa.

Todavia, o antigo jogador e dirigente do Atlético de Madrid, e uma das suas maiores referências, diz “ter fé” que o FC Barcelona continue “na mesma linha” em que tem andado e que a equipa madridista esteja “ao nível que tem evidenciado”.

Seja como for, Futre considerou que será necessário que a equipa catalã faça “um jogo excelente”, porque se não fizer o Atlético de Madrid poderá sair de Camp Nou “com um resultado positivo, como um empate, que asseguraria o título aos colchoneros”.

Para Paulo Futre, o grande obreiro da época extraordinária que o Atlético de Madrid está a fazer é Diego Simeone: “Penso que ele é hoje o melhor treinador do Mundo. Não podemos esquecer que Real Madrid, AC Milan, Barcelona, Chelsea, equipas que eliminámos, têm orçamentos três, quatro e cinco vezes superiores ao do Atletico Madrid. É quase `impossível´ poder lutar contra eles, mas é um trabalho único que o `Cholo´ está a fazer, não sé este ano, mas também nos últimos dois e meio”.

Questionado se Simeone já superou José Mourinho, Futre não tem dúvidas: “Sim, já está acima do Zé (Mourinho)… Chegou e ganhou logo a Liga Europa, a Supertaça Europeia, a Taça do Rei da época passada e este ano chegámos onde se sabe com um orçamento quatro, cinco vezes inferior ao do Real Madrid, do Barcelona e do Chelsea”.

Paulo Futre defendeu nos últimos meses a convocatória de Tiago, do Atlético de Madrid, por Paulo Bento para o Mundial, mas não se concretizou. E tem uma explicação para isso.

“O Tiago é tão humilde, tão boa gente, que pensou que pelo facto de não ter estado na fase de qualificação não merecia estar no Mundial, mas ele tinha de pensar que fazia falta a Portugal, porque hoje em dia é um dos melhores médios centro do Mundo”, disse o antigo internacional português, para quem a “experiência, qualidade e liderança” de Tiago podiam ser muito importantes para Portugal no Mundial.

Em relação à lista de 30 pré-convocados de Paulo Bento para o Brasil, Futre “só teve pena” que tivessem ficado de fora Cédric e Adrién, que “fizeram uma grande época”, mas admite que “é difícil estar na pele do selecionador”, porque “há em cada adepto um selecionador”.

No entanto, apoia a convocação de Quaresma e explica porquê: “Mesmo não sendo titular, é daqueles jogadores que, estando no banco, pode entrar e decidir um jogo em qualquer momento. Com o talento que ele tem, se está num dia bom, decide mesmo. Como quero que o meu país ganhe sempre, é bom tê-lo no banco, porque sei que, se entrar, pode decidir, seja numa trivela, numa bola parada ou como for”.